Curso de Graduação em
Secretariado Executivo Trilíngue

Histórico de Eventos

A formação básica do graduando em Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa inclui estudos relacionados com as ciências sociais, as jurídicas, as econômicas, as da comunicação, as da informação e outros. Já a formação específica abrange estudos de gestão secretarial, documental e de pessoas; de administração e planejamento estratégico nas organizações públicas e privadas; de organização, sistemas e métodos; de psicologia empresarial; de ética geral e profissional; do domínio de uma língua estrangeira; de noções de mais duas línguas estrangeiras modernas e do aprofundamento da língua nacional no contexto empresarial, bem como estudos de organização e gestão de eventos.

No caso da Gestão de Eventos é oferecido a disciplina SEC430 – Gestão Secretarial e Empreendedora, na qual é busca capacitar os alunos com os conceitos de empreendedorismo, gestão de evento e etiqueta e cerimonia, buscando a integração entre teoria e prática, por meio da realização de um evento pelos alunos como atividade avaliativa da disciplina.

Desde a criação do curso em 1995 até o ano atual, foram realizados diversos eventos pelo curso de Secretariado Executivo Trilíngue, que muito contribuem e contribuíram para a melhoria e a criação da identidade do atual curso na UFV. Abaixo segue a lista de eventos realizados:

Ano de 1995 

  • Curso – Etiqueta Profissional

16 a 27 de outubro

  • Encontro Acadêmico de Secretariado Executivo

07 e 08 de novembro
Profª Maria Cristina Pimentel Campos

Ano de 1996

  • Workshop – Técnicas Secretariais: Sistema de Informação Gerencia

15 a 19 de outubro
Profª Maria Cristina Pimentel Campos

  • II Encontro Acadêmico de Secretariado Executivo

21 e 22 de novembro
Profª Maria Cristina Pimentel Campos

Ano de 1997

  • III Encontro Acadêmico de Secretariado Executivo

27 e 28 de agosto

  • Contextualizando o Papel do Secretariado Executivo no Mundo Competidor por Débora Carneiro Zuin

23 de outubro
Profª Maria Cristina Pimentel Campos

Ano de 1998

  • Workshop em comemoração ao dia da secretária

29 de setembro
Profª Maria Cristina Pimentel Campos

Ano de 2000

  • Palestra: Reflexões sobre a Comunicação nas Relações Empresariais por Maria Carmen Aires Gomes

27 de abril
Profª Maria Cristina Pimentel Campos

  • Palestra: Etiqueta

08 de junho
Profª Maria Cristina Pimentel Campos

  • Palestra: Mudança: Uma Questão de Sobrevivência por Cleir Edson Pereira de Deus

09 de novembro
Profª Maria Cristina Pimentel Campos

  • IV Encontro de Secretariado Executivo

“Estudos Prospectivos do Secretariado Executivo: Competência, Competitividade e Mercado”
13 e 14 de novembro
Profª Maria Cristina Pimentel Campos

Ano de 2001

  • Palestra: uso do Tempo, Racionalidade e Eficiência nas Empresas

1° de fevereiro
Profª Maria Cristina Pimentel Campos

  • Palestra: Cerimonial e Protocola por Yara Vaz de Melo

07 de março
Profª Maria Cristina Pimentel Campos

  • Palestra: O Papel da Etiqueta no Relacionamento Profissional por Profª Maira Cristina Pimentel Campos

18 de abril
Profª Maria Cristina Pimentel Campos

  • Palestra: Elaboração de Trabalhos Científicos por Prof. Wilson da Cruz Vieira

25 de abril
Profª Maria Cristina Pimentel Campos

  • Palestra: Ética e Profissionalismo por Profª Fabiana de Menezes Soares

09 de maio
Profª Maria Cristina Pimentel Campos

  • Palestra: Eficácia na Comunicação Empresarial por Profª Maria Carmem Aires Gomes

18 de maio
Profª Maria Cristina Pimentel Campos

  • Palestra: Equilíbrio Pessoal: Qualidade Total no Trabalho por Profª Maria Amélia P.B. de Souza Lima

25 de maio
Profª Maria Cristina Pimentel Campos

  • Palestra: Relações e Recursos Humanos na Empresa por Profª Nádia Dutra dos Santos

30 de maio
Profª Maria Cristina Pimentel Campos

  • Palestra: Cerimonial e Protocolo por Profª Yara Vaz de Melo

06 de junho
Profª Maria Cristina Pimentel Campos

Ano de 2002

  • Semana Acadêmica de Secretariado Executivo Trilíngue

“A pesquisa na área de Secretariado – Iniciação Científica, Pós-graduação e Metodologias”
09 a 12 de julho
Centro Acadêmico de Secretariado Executivo Trilíngüe

Ano de 2003

  • ERESEC – I Encontro Regional de Secretariado Executivo

“A Assessoria que faz Diferença”
02 a 05 de abril
Prof. Odemir Vieira Baêta

Ano de 2004

  • Palestra Ética e Responsabilidade Social

20 de abril
Profª Débora Carneiro Zuin

  • Lançamento da Empresa Júnior de Secretariado Executivo Trilíngue – SECJr

27 de abril
Profª Débora Carneiro Zuin e SEC Jr. Consultoria

  • Day Out

“Refletindo o Secretariado”
15 de maio
Profª Débora Carneiro Zuin e Centro Acadêmico de Secretariado Executivo

  • V Encontro de Secretariado Executivo Trilíngüe – Assessoria Executiva: Otimização e Excelência

23 e 24 de setembro
Profª Débora Carneiro Zuin

Ano de 2005

  • EMPRESEC

“Secretariado X Empreendedorismo”
28 de abril
Profª Débora Carneiro Zuin

  • II SASE – Semana de Secretariado Executivo Trilíngue

“A reconstrução da Identidade do Secretariado”
30-5 a 03 de junho
Profª Débora Carneiro Zuin e Centro Acadêmico de Secretariado

Ano de 2006

  • II Day Out

“Onde Estamos, Onde queremos Chegar”
08 de julho
Profª Débora Carneiro Zuin

  • VI Encontro de Secretariado Executivo Trilíngüe

03 e 04-de agosto
Profª Débora Carneiro Zuin

Ano de 2007

  • Mostra de Cultura Internacional

“4 línguas X várias culturas”
31 de janeiro e 1° de fevereiro
Profª Débora Carneiro Zuin

Ano de 2008

  • Curso para Secretários da UFV

01 a 12 de dezembro
Profa. Ana Carolina Gonçalves Reis
Prof. Odemir Vieira Baêta

Ano de 2009

  • Curso à distância de Redação Oficial para Servidores Técnico-Administrativos da UFV

04 de março a 30 de setembro
Profa. Rosalia Beber de Souza
Profa. Ana Carolina Gonçalves Reis

  • III Semana Acadêmica de Secretariado Executivo Trilíngue

“Desenvolvendo a multifuncionalidade da profissão”
30 de setembro a 03 de outubro
Profa. Ana Carolina Gonçalves Reis

  • Introdução ao mundo dos queijos e vinhos

09 de novembro
Profa. Maika Zampier e estudantes de Secretariado Executivo

Ano de 2010

  • III Day-out do Secretariado Executivo

25 de setembro
Centro Acadêmico de Secretariado Executivo Trilíngue

  • IV Semana Acadêmica de Secretariado Executivo

Qualificação e Excelência Profissional”
25 a 30 de outubro
Centro Acadêmico de Secretariado Executivo Trilíngue

Ano de 2011

  • IV Day out do Secretariado Executivo e II Secnic

26 de março
Centro Acadêmico de Secretariado Executivo Trilíngue

  • Assembleia do Curso de Secretariado Executivo

30 de junho
Prof. Odemir Vieira Baeta

  • Luau em comemoração ao Dia do Profissional de Secretariado Executivo

30 de setembro
Centro Acadêmico de Secretariado Executivo Trilíngue

  • V Semana Acadêmica de Secretariado Executivo

7 a 11 de novembro
Centro Acadêmico de Secretariado Executivo Trilíngue

Ano de 2012

  • Semana SEC Jr.

Administrando com Excelência sua carreira e desenvolvimento pessoal”
16 a 18 de maio
SEC Jr. Consultoria

Ano de 2013

  • Seminário de Pesquisa Científica

28 e 29 de janeiro
Alunos da disciplina SEC430- Gestão Secretarial e Empreendedora
Profa. Lara Lúcia da Silva

  • II Semana SEC Jr.

O que te leva a fazer a diferença?”
02 a 06 de janeiro
SEC Jr. Consultoria

  • VI Semana Acadêmica de Secretariado Executivo

14 a 18 de outubro
Centro Acadêmico de Secretariado Executivo Trilíngue

Ano de 2014

  • II Seminário de Pesquisa em Secretariado Executivo

Caminho para a consolidação da profissão”
22 e 23 de janeiro
Alunos da disciplina SEC430- Gestão Secretarial e Empreendedora
Profa. Lara Lúcia da Silva

  • Simpósio de Pesquisa Científica Interdisciplinar de Secretariado

29 de abril
Profa. Ana Carolina Gonçalves Reis
Profa. Débora Carneiro Zuin
Profa. Rosalia Beber de Souza

Ano de 2015

09 de abril
Reunião do NIEX – Apresentação do tema “Pesquisa Bibliográfica com a Web of Science e MyEndNot”, conduzida pelo Professor Odemir Baeta.

18 de agosto
Reunião do NIEX – Discussão da importância de alavancar as pequisas em Secretariado Executivo.

23 de setembro
Reunião do NIEX – Apresentação das pesquisas das discentes, Anna Clara Fonseca, Márcia Pimentel e Nayara Oliveira. A reunião foi presidida pelo Douglas Ribeiro.

05 a 09 de outubro de 2015
VIII Semana Acadêmica de Secretariado Executivo e IV Seminário de Pesquisa Científica do curso de Secretariado Executivo

Ano de 2016

18 de maio
Reunião do NIEX – Apresentação das pesquisas dos discentes Isis Ferreira e Igor Ferraz.

25 de agosto
Reunião do NIEX – Ministração da palestra “Como Realizar uma Revisão de Literatura” apresentada pela aluna Ananda de Souza Lima Viera Carvalho.

20 de outubro
Ministração do minicurso “Pesquisa Bibliográfica com a Web of Science e MyEndNot”, apresentado pelo Professor Odemir Baêta.

Ano de 2017

27 de março
Reunião do NIEX – Apresentação da pesquisa acerca do tema prostituição, apresentada pela discente Carolina Barros.

03 de Abril
Comemoração dos 25 anos do curso de Secretariado Executivo Trilíngue na UFV - vídeo disponibilizado na página da Universidade no Facebook.

22 de agosto
Reunião do NIEX – Apresentação da pesquisa intitulada “CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIADO: RUMOAUM NOVO CONSELHO, DENTRO DEUM VELHO PROBLEMA“, apresentada pela discente Carolina Barros.

27 a 29 de setembro
Ida de alunos e professores ao V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado (V ENASEC) em São Paulo.

05 de outubro
Evento intitulado “Back to work” para reconstrução do CASEC – Centro Acadêmico de Secretariado.

24 de outubro
Reunião do NIEX – Apresentação da pesquisa intitulada “Custo do aluno de Secretariado Executivo: Análise de caso de uma Universidade Federal Brasileira”, apresentada pela discente Bárbara Santos.

 

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress