Reconhecimento e Avaliação

RECONHECIMENTO:

Autorização: Portaria do MEC N.º 037/2010 de 13/01/2010
CEPE-UFV. Ata N.º 441 de 06/09/2007

Ano de início: 2010
Turno: Integral – 50 vagas anuais

 

EXIGÊNCIA

HORAS

PRAZOS

ANOS

Disciplinas obrigatórias

7.455

Mínimo

6,0

 Padrão  6,0
Créditos Livres (360h)

Máximo

12,0

 TOTAL

7.455

       

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE MEDICINA

O Projeto Pedagógico do curso manter-se-á em constante processo de construção, revisão, avaliação e reformulação, a fim de estabelecer um currículo vivo, que atenda as demandas da formação do profissional de saúde na atualidade. Para tal deverá manter a lógica de constante verificação da adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais e ao Projeto Pedagógico Institucional da UFV, a partir da diversidade dos olhares dos diferentes atores: discentes, docentes, gestores e comunidade.

 AVALIAÇÃO DOCENTE

Os docentes do Curso de Medicina serão avaliados, de acordo com as normas vigentes na UFV, pela Comissão Permanente de Avaliação de Disciplinas (COPAD), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Ensino.
De cunho formativo, o sistema de avaliação busca informar o professor sobre o desenvolvimento da disciplina que leciona, quanto a sua adequação aos cursos a que se refere, aos objetivos e à metodologia utilizada, fornecendo aos mesmos os subsídios imprescindíveis à análise da qualidade e adequação das disciplinas oferecidas. Ademais, o processo de avaliação docente tem como objetivo a sensibilização do professor a respeito da necessidade de avaliar acompanhar o desenvolvimento da disciplina, diagnosticando aspectos que devam ser mantidos ou reformulados, na busca da excelência do ensino na UFV.

AVALIAÇÃO DISCENTE

Os estudantes do curso de medicina serão avaliados segundo as normas de avaliação que constam no Capítulo V do Regimento Didático da Graduação da UFV:

Art. 49 – A avaliação do rendimento acadêmico, em cada disciplina, é procedida mediante a realização de provas, seminários, trabalhos de campo, entrevistas, testes e trabalhos escritos exigidos por seu coordenador, aos quais se atribuirão notas, representadas por números inteiros.

§ 1º – A nota final na disciplina é representada por um número inteiro, compreendido entre 0 (zero) e 100 (cem), exceto aquelas que terão conceito S (satisfatório) ou N (não satisfatório), previstas no projeto pedagógico do curso.

§ 2º – Para o cálculo da nota final, o valor com a primeira casa decimal igual ou superior a 5 (cinco) será arredondado para o número inteiro imediatamente superior.

§ 3º – Para cada disciplina haverá, obrigatoriamente, um mínimo de 3 (três) avaliações.

§ 4º – Fica assegurada ao aluno a informação do resultado e vistas de cada prova escrita até, no máximo, 48 (quarenta e oito) horas antes da realização da seguinte e, das demais avaliações, uma semana antes da última avaliação do período.

I. O aluno poderá solicitar revisão de prova até 48 horas após a divulgação dos resultados de cada avaliação, incluindo a do exame final.

§ 5º – As avaliações serão, preferencialmente, aplicadas no horário de aulas.

Art. 50 – Será aprovado na disciplina o aluno que, atendidas as exigências de freqüência, obtiver, no conjunto das avaliações ao longo do período letivo, nota igual ou superior a 60 (sessenta) ou conceito S (satisfatório).

Art. 51 – Será facultada uma outra avaliação na disciplina (exame final) ao aluno que não estiver reprovado por freqüência, conforme inciso II e III do Art.52, e no conjunto das avaliações, ao longo do período letivo, obtiver nota igual ou superior a 40 (quarenta) e inferior a 60 (sessenta), a qual, respeitado o mínimo de 3 (três) dias após o término do período letivo, será realizada no prazo previsto no Calendário Escolar.

§ 1º – Para o aluno que se submeter ao exame final, será recalculada a nota final pela fórmula:

NF = EF + CA / 2

 em que NFsimboliza a nota final;

CA é o conjunto das avaliações ao longo do período letivo; e

EF representa a nota do exame final.

§ 2º – Será aprovado na disciplina o aluno que obtiver NF igual ou superior a 60 (sessenta).

Art. 52 – Será considerado reprovado na disciplina o aluno que:

I – obtiver, após a realização do exame final, nota final inferior a 60 (sessenta);

II – comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) das horas-aulas teóricas ministradas;

III – comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) das horas-aulas práticas ministradas.

Art. 53 – Além de notas, a situação do aluno nas disciplinas poderá ser representada por símbolos, correspondentes às descrições a seguir:

§ 1º – O símbolo L se aplicará aos estudantes reprovados por infreqüência, na forma dos incisos II e III do Art. 52.

§ 2º – Será atribuído o símbolo I ao aluno que, ao final do período letivo, por motivo de força maior comprovado perante o professor, não tiver completado as avaliações da disciplina. Caso as avaliações não sejam completadas e, ou, a nota não tenha sido enviada ao Registro Escolar no prazo fixado no Calendário Escolar, será lançada a soma das notas das avaliações realizadas no período.

§ 3º – O símbolos S representa Desempenho Satisfatório, N Desempenho Não-Satisfatório e F Isenção.

§ 4º – O símbolo Q, valendo apenas para Estágio, Monografia, Projeto Final de Curso e Estudos Independentes, é atribuído quando a integralização não for concluída no período matriculado. Nesse caso, o aluno deverá matricular-se no período em que a atividade terá continuidade.

§ 5º – O símbolo J representa o cancelamento de inscrição em disciplina.

§ 6º – O símbolo K representa situação de trancamento de matrícula.

§ 7º – O símbolo T é atribuído às disciplinas aproveitadas nos termos do Art. 22.

§ 8º – O símbolo Y representa a situação de afastamento no período, nos termos do Art. 45. .

§ 9º – O símbolo W representa a situação de afastamento especial no período, nos termos do Art. 46.

§ 10 – O símbolo O será atribuído ao aluno em situação de desligamento,com pedido de reconsideração em tramitação nos órgãos colegiados.

§ 11 – O símbolo G representa a situação de afastamento para cursar disciplinasem outras IES, nacional ou estrangeira, ou para realização de intercâmbio acadêmico, durante no máximo um ano ou tempo máximo permitido pelo convênio de intercâmbio.

Seguindo a lógica didática adotada na universidade, as avaliações:

A) não se limitarão a provas e testes, mas ao acompanhamento coletivo e individual do desenvolvimento do aluno, buscando construir cotidianamente as condições mínimas para que se possa proceder a substituição da metodologia tradicional de avaliação pela chamada avaliação por objetivos, onde o aluno estará constantemente em processo avaliativo, lhe sendo oportunizado diversas chances de demonstrar a construção do conhecimento e/ou habilidades exigidos;

B) quando realizadas através de provas tradicionais, nelas serão privilegiadas as avaliações subjetivas e dissertativas, tendo como escopo central a percepção de se o aluno demonstra a capacidade e habilidade de encontrar soluções para os problemas propostos e não meramente a capacidade de repetir fórmulas ou padrões consagrados.

Além das normas gerais de avaliação do estudante da UFV, o Curso de Medicina se pautará nos seguintes princípios para a avaliação:

– Planejamento dos procedimentos de avaliação de forma integrada com o processo de ensino-aprendizagem com conteúdos e objetivos bem definidos;

– Utilização dos resultados dos procedimentos de avaliação para discussões e redefinições do processo ensino-aprendizagem;

– Realização de avaliações formativas freqüentes e periódicas;

– Opção preferencial pelos instrumentos de avaliação que contemplem as habilidades e as competências do processo ensino-aprendizagem;

– Utilização dos resultados das avaliações para: monitorar a eficiência do processo ensino-aprendizagem, orientar os professores e alunos, estimular e acompanhar o aprendizado individual dos estudantes, de forma a garantir padrões mínimos de qualidade e desempenho profissional dos estudantes que irão se graduar. Ou seja, as avaliações serão utilizadas como forma de aprimoramento da educação do estudante e das práticas pedagógicas utilizadas pelos professores.

 Dentro destes princípios serão utilizados os seguintes processos de avaliação:

Avaliações localizatórias: realizadas antes do início das atividades dos módulos, com o objetivo de obter informações sobre o grau de domínio preliminar dos conhecimentos, considerados pré-requisitos para o módulo a ser iniciado e orientar as atividades do processo ensino-aprendizado;

Avaliações formativas: realizadas ao longo dos módulos e com o objetivo de permitir correções das distorções observadas, preencher as lacunas e reforçar as conquistas realizadas ao longo do processo ensino aprendizagem. Tem caráter orientador para alunos e professores, podendo ser usada como forma de ensino e fonte de motivação. Ao permitir a identificação das deficiências da forma de ensinar pelo professor cria a possibilidade de reformular e aperfeiçoar o trabalho didático ainda durante a realização do módulo. Ao auxiliar o alcance dos objetivos pela maioria dos alunos as avaliações formativas são consideradas uma parte integrante do processo ensino- aprendizagem tornando-se, portanto, o processo de avaliação de escolha;

Avaliações somativas: realizadas ao final dos módulos e com o objetivo de verificar o grau de proficiência nos objetivos instrucionais e permitir a progressão no curso;

Teste de progresso: realizado anualmente, desenvolvido a partir dos conhecimentos esperados para o egresso, com o objetivo de avaliar sistematicamente o ganho cognitivo do estudante, ao longo do Curso de Graduação em Medicina.

 Para a avaliação das competências alcançadas pelos alunos dentro dos objetivos específicos dos módulos, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação:

– avaliação cognitiva: avaliação do conhecimento adquirido pela utilização de provas escritas, provas objetivas, estudo de casos, elaboração de relatórios ou de projetos, provas orais ou problemas de manejo de pacientes.

– avaliação de competências e habilidades: através de observações assistemáticas, sistemáticas e exames de desempenho (exame objetivo estruturado por estações e exame de desempenho clínico).

 – auto-avaliação, avaliação inter-pares e avaliação pelos tutores e professores: serão também computadas na nota final dos módulos, com critérios e pesos a serem definidos pelo Núcleo Docente Estruturante, Colegiado do Curso e pelos coordenadores dos módulos e estágios.


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