Bibliotecas

1. Biblioteca Setorial

A biblioteca setorial do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, conta com um crescente acervo. Localizada em anexo à Secretaria do curso, nos últimos anos tem recebido amplo apoio da FAPEMIG, permitindo a atualização de conteúdos para aulas, protocolos de laboratório e consultas dos orientadores e estudantes, não só do Programa, mas de outros usuários dos departamentos das diferentes áreas biológicas.

 

2. Biblioteca Central da UFV

A Biblioteca Central está localizada no centro do campus universitário e tem como objetivo atender a comunidade universitária nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, principalmente, por meio de empréstimos de publicações, empréstimo entre bibliotecas, catalogação na fonte, normalização de publicações, permuta e doação e orientações diversas aos usuários. Para tanto a Biblioteca Central atua na aquisição, no armazenamento, na organização, na restauração, nos serviços de documentação e disseminação bibliográficas. Além da comunidade universitária a Biblioteca Central é também aberta a comunidade Viçosense e demais pessoas que demandam seus serviços.
Foi construída em conformidade com as normas de segurança de prédios públicos de modo a atender as necessidades dos portadores de deficiências motoras e visuais, possui sistema de controle eletrônico de empréstimo de material nas suas duas portarias, além de espaço de convivência cultural. Possui uma área total de 12.816,59 m2, dividida em 4 andares, com aproximadamente 1,290 lugares para usuários.
Tanto a entrada principal quanto a entrada secundária possuem rampas para deficientes físicos e amplas áreas de circulação e 02 elevadores. No andar térreo, funciona a Diretoria; A Seção de Apoio Administrativo; a Sala de Reserva (que funciona de 2a a sábado ininterruptamente); uma Seção que compreende o Setor de Referência, de Atendimento ao Público, Periódico da Capes (com três computadores disponíveis para os usuários fazerem pesquisas on-line e receberem orientações) e o Setor de comutação; um Hall (onde acontece também diversas exposições de obras de artes) com 10 computadores disponíveis para os usuários consultarem exclusivamente o acervo da Biblioteca Central pelo sistema de gerenciamento de bibliotecas Virtua/VTLS (que também pode ser acessado via internet utilizando-se qualquer navegador de rede); espaço para uso de notebooks com acesso livre à internet sem fio; Sala de Vídeo Conferência com 56 lugares; Auditório de 170 lugares; Hall de exposições e eventos; Setor de Encadernação; e outros setores técnico-administrativos. No 1º andar estão localizados 03 salas grandes com revestimento acústico para estudo em grupo, 12 salas de estudo individual, Multimídia, Mapoteca, Sala de acervo das Nações Unidas, Coleção UFV, Serviço de Reprografia, Seção de Seleção e Aquisição, Seção de Catalogação, Laboratório de Línguas, Obras Raras, Laboratório de Multimídia, SBICafé (Sistema de Informação/Biblioteca Digital do Café) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFV. No 2º andar estão disponíveis a coleção de livros, teses e boletins, Seção de Circulação e Empréstimos, Videoteca, Sala de Vídeo com 36 lugares e os salões de leitura. No 3º andar localiza-se a Coleção de Periódicos, a coleção de obras em Braille (equipada com dois computadores e impressora em Braille), salas de estudo individuais, área de leitura com mesas individuais e um salão de estudo em grupo.
A Biblioteca Central encontra-se ligada à rede mundial de computadores – Internet, possuindo em todos os andares computadores para consulta e acesso, estando integrada aos seguintes sistemas:
– VTLS/VIRTUA (Virginia Technology Library System): O sistema de gerenciamento do acervo utilizado pela Biblioteca Central, que possibilita a pesquisa ao acervo da Biblioteca Central. Otimiza a troca de informações entre outras bibliotecas, gera relatórios diversos que auxiliam na gestão da biblioteca.  Permite contato com usuários por e-mail, além de possibilitar que o próprio usuário gerencie sua movimentação, reservando e renovando livros.
– COMUT: Programa de Comutação Bibliográfica (Convênio IBICT/ UFV), serviço de locação e obtenção de documentos on-line pelo qual o acervo das principais bibliotecas do país está à disposição do usuário mediante pagamento.
–Programa de Catálogo Coletivo Nacional (CCN) – IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia)- Catálogo que arrola todas as publicações periódicas existentes nas bibliotecas do país.
– Acervo das Nações Unidas, do qual a Biblioteca Central é Depositária. 05 – Sistema Brasileiro de Informação do Café (Biblioteca Digital do Café) – acervo digitalizado sobre café que se encontra à disposição dos interessados no endereço: Tanto o cadastro quanto o acesso são gratuitos.
– Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFV – BDTD/UFV – oferece acesso on-line ao resumo e ao conteúdo integral de teses e dissertações defendidas na UFV e faz parte da BDTD nacional coordenada pelo IBICT/CNPq.

Acervo da biblioteca central (em 31/12/2012):

Livros (número de exemplares) = 177.467
Número total de Títulos de Periódicos = 7.604
Publicações Seriadas = 43.970
Teses = 29.053
Separatas = 10.540
Relatórios =10.818
Folhetos = 5.308
Obras Raras = 1.298
Obras em Braille = 2.641
Recortes de Jornais = 2.902
Microfichas = 3.361
Microfilmes = 110
Videotape = 621
Outros materiais especiais = 5.630

 

Horário De Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira: 06:30 às 23:45
Sábado: das 06:30 às 17:45
Reserva: de 2ª (abre às 06:00) a sábado (fecha às 17:45)- ininterruptamente
Política de Atualização do Acervo:
Anualmente são efetuadas compras de livros indicados pelos respectivos coordenadores de cursos para atender aos cursos de Graduação. A Biblioteca Central mantém intercâmbio de periódicos com 1173 instituições nacionais e estrangeiras.
Previsão de Expansão:
A Administração da Universidade está discutindo um modelo de ampliação da Biblioteca Central.

 
Pessoal Técnico Administrativo:
A Biblioteca conta com um quadro de pessoal composto de cinqüenta Servidores Técnico-Administrativos, sendo 11 Bibliotecários. O pessoal da Biblioteca Central recebe treinamento específico na área. Além do quadro de Servidores efetivos, a Biblioteca Central conta com um quadro de vinte e três trabalhadores terceirizados, sendo que dezessete atuam também no atendimento aos usuários e seis atuam no serviço de limpeza. O pessoal da Biblioteca Central encontra-se perfeitamente capacitado para: 1) gerir o acervo; 2) atender ao público usuário; 3) apoiar as pesquisas bibliográficas; 4) usar e gerir os sistemas de informações específicos da unidade; e 5) administrar o patrimônio sob seus cuidados.

BUSCA NO SITE

Endereço

Programa de Pós Graduação em Biologia Animal
Departamento de Biologia Animal
Universidade Federal de Viçosa
CEP: 36570-900 – Viçosa – MG
Email: posbioanimal@ufv.br
Tel: (31) 3899-1175

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress