Laboratórios

O Programa de Mestrado em Biologia Animal conta na UFV com 11 laboratórios (com subdivisões) e um museu, todos próprios e completamente equipados, em permanente aprimoramento. Além destes, um em Florestal e outro em Rio Paranaíba. Algumas atividades são complementadas em laboratórios multiusuários dentro da UFV, ou em plataformas de serviços nacionais. Os laboratórios sob a coordenação dos docentes permanentes são:

1. Laboratório de Patologia Geral
Área de 100 m2, este laboratório conta com uma câmara fria, uma sala de preparo de cultura de tecido, um microscópio invertido, uma estufa de CO2, um moderador de voltagem e amperagem, uma lupa, dois microscópios binoculares, uma estufa de cultura, um destilador/deionizador, um freezer vertical -20 C e três computadores.

2. Laboratórios de Biologia e Manejo de Peixes
Estes laboratórios apresentam uma área de apoio conjunta de aproximadamente 34.100 m2, com 86 tanques e viveiros externos de terra e/ou alvenaria; sala de aula teórica e prática, uma sala de armazenamento de rações e uma sala de apetrechos da piscicultura e uma sala de recepção.  Os laboratórios específicos são: laboratório de nutrição de peixes, com 30 m2 e aquários dotados de filtro biológico, aeração artificial e controle de temperatura; uma estufa de circulação forçada, uma balança digital, um freezer vertical de 280 L, uma geladeira de 280 L e uma estufa incubadora B.O.D., um microscópio marca Leitz com contraste de fase e uma lupa marca Leitz com câmara clara incorporada, medidor de pH, oxímetro, condutivímetro, medidor de amônia, nitrito e nitrato. O laboratório de reprodução induzida conta com uma sala de 32 m2 para pesagem e preparo de matrizes, equipada com uma balança e incubadoras de ovos, de 60  e 220 L de capacidade e um tanque de 4.000 L para matrizes, subdivido em quatro tanques. Um outro laboratório de 32 m2 destinado a trabalhos com recirculação de água.  Os 86 tanques e viveiros somam uma lâmina d’água de aproximadamente de 1,79ha.

3. Ranário Experimental
O Ranário Experimental possui quatro laboratórios climatizados, dois laboratórios com equipamentos de precisão; um laboratório de manipulação de rotina.

4. Laboratório de Ecologia e Comportamento
Este laboratório uma área de 50 m2. Sua infra-estrutura é composta de duas salas, oito computadores, uma geladeira e estufas para secagem e esterilização.

5. Laboratório de Fisiologia Animal
Este laboratório possui área de 40 m2 e conta com um medidor de pH marca FANEM; um microscópio Olympus CX40; um microscópio Kyowa – Coleman, duas Lupas Micronal, uma estufa para secagem e esterilização FANEM 315 SE, um banho-maria, um agitador magnético, uma balança analítica LIBROR AEL-200, um micrótomo Olympus CUT 4055, uma geladeira de 280L e dois computadores.

6. Laboratório de Sistemática Molecular de Vertebrados
Área de 100 m2, equipada com freezers (um deles com coleção de tecidos em etanol). Máquina PCR, quatro microscópios, duas lupas binoculares, estufas de cultura e secagem, destilador e deionizador, medidor de pH portátil, banho-Maria e três computadores. 1 Bx51-Fl-Iv Microscópio Biológico Trinocular Com Óptica De Correção Infinita.

7. Laboratório de Genética Ecológica e Evolutiva
Área de 21m2. Este laboratório conta com balança analítica, agitador tipo vortex, sistema de eletroforese, transiluminador, termociclador, microcentrífuga, centrífuga, estufa BOD, freezer, geladeira, três microscópios binoculares e um microscópio com sistema de epifluorescência e sistema de captura de imagens digital. Este laboratório esta localizado no campus da UFV em Rio Paranaíba.

8. Laboratório de Ecofisiologia de Quirópteros (LEQ)

O LEQ conta hoje com uma área de 80 m2, contando com área para alunos e estágiários, contendo 4 computadores, e interlab. O LEQ está equipado com estufas, balança analítica, agitardores vórtex, micropipetas, freezers, geladeiras, centrífuga, homogeinizador espectrofotômetro, além de outros equipamentos. O LEQ atua principalmente na área de mecanismos fisiológicos adaptativos de morcegos e conta com a colaboração de diversos outros laboratórios na UFV, além de outras universidades brasileiras.

9. Museu de Zoologia João Moojen
Está dividido em dois setores : (i) Pesquisa : abrigando as coleções sistemáticas de todos os grupos de vertebrados, incluindo quatro laboratórios (sistemática de peixes, Herpetologia, Ornitologia e Mastozoologia) totalizando uma área de uso comum de aproximadamente 120 m2. Dentre os equipamentos disponíveis cita-se:  8 microscópios, quatro microscópios esteroscópicos, barco de alumínio com motor de 15 HP e cinco computadores. E (ii) área de exposição permanente, com aproximadamente 80 metros quadrados e 100 peças de animais. Este setor recebe em média 3.000 alunos de escolas públicas por ano, com visitas guiadas por estudantes bolsistas da graduação auxiliados pelos da pós-graduação.Grande parte do museu está sendo reformado nas suas áreas de exposição e pesquisa, com recursos da FAPEMIG.

Fora do DBA, desenvolvem-se atividades em colaboração com outros laboratórios:
Núcleo de Microscopia Eletrônica e de Microanálise (CCB-UFV)
Laboratório de Genética Ecológica e Evolutiva- Campus Rio Paranaíba
Laboratório de Biofísica (DBG)
Lab. de Imunologia (DBG)
Laboratório de Anatomia Vegetal (DBV)
Lab. de Histologia (DBG)
Laboratório de Bioquímica (BQI)
Laboratório de Propriedades físicas da Madeira-
Laboratório de Nutrição de Peixes- Profa Rosangela Kiyoko Jomori Bonichelli da Faculdade Dr Francisco Maeda (FAFRAM)/Fundação Educacional de Ituverava SP
Centro de Isótopos Estáveis Ambientais UNESP Botucatu SP.
Laboratórios da Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá
Laboratórios da UEPG, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Laboratório Central De Pesquisa Animal (LCPA/DZO) da Universidade Federal de Lavras

Está em fase final de construção as novas acomodações para todos os setores do Departamento de Biologia Animal. Estas novas instalações estão com prazo de entrega prevista para o primeiro semestre de 2013. Todos os setores ganharão novos laboratórios de aula, pesquisa, ampliando em aproximadamente 80% a situação atual. Estas benfeitorias irão refletir na qualidade da pesquisa e do ensino.

Foi adquirido pelo fomento PROEQUIPAMENTOS CNPq 2011 um Microscópio biológico trinocular com ótica de correção infinita UIS, com fluorescência de Mercúrio 100W, marca Olympus, modelo BX51-FL-IV.Intalado em 2012, este novo equipamento está sendo fundamental para a melhoria de diversos projetos de pesquisas, captando imagens de qualidade, exigência cada vez mais exigida ao aceite dos artigos em revistas de alto impacto.

 

BUSCA NO SITE

Endereço

Programa de Pós Graduação em Biologia Animal
Departamento de Biologia Animal
Universidade Federal de Viçosa
CEP: 36570-900 – Viçosa – MG
Email: posbioanimal@ufv.br
Tel: (31) 3899-1175

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress