Curso de Graduação em
Gestão Ambiental

Histórico

 A Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal tem uma estrutura adequada para a criação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental por já ter uma tradição na área agroindustrial ligada à preservação dos recursos naturais, por possuir boa estrutura física e localização, e, ainda, por contar com um corpo docente qualificado, com  vários professores habilitados nas diversas áreas da agricultura, necessitando poucas contratações e treinamentos. O Gestor Ambiental egresso do Campus Florestal terá uma gama de  oportunidades de aplicar seus conhecimentos adquiridos, já que, na região em que  está inserido o Curso tem como atividades principais, a mineração, a indústria e a atividade agrosilvipastoris, destacando as cidades de Belo Horizonte (2.412.937  habitantes), Contagem (608.650 habitantes) e Betim (415.098 habitantes). Além destas o quadro a seguir apresenta as cidades na vizinhança, sua população e  atividades econômicas de destaque.

Este Curso faz parte da política de expansão da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Insere-se no plano de gestão 2005-2008 da UFV-Campus Florestal, que teve como uma de suas metas a criação de novos cursos nos níveis  superior e tecnológicos nesta unidade de ensino. Seguindo as políticas nacionais e institucionais de expansão do ensino superior a proposta de criação deste Curso teve início em 2007. Nesta época foi nomeada pelo Diretor do Campus Florestal (CF), Prof. Antônio C. Pereira Calil, a seguinte comissão composta pelos professores:

1 – Prof. Hygor Aristides Victor Rossoni
2 – Prof. Ricardo Arantes Queiroz
3 – Prof.ª Daniela dos Santos da Costa Ribeiro
4 – Prof. Maurício da Aparecida Santana
5 – Prof. Aluízio da Costa Ribeiro
6 – Prof. Raul Ubirajara Euclides
7 – Prof. Luís Carlos Gouvêa

Em outubro de 2007 a Proposta foi encaminhada por meio do processo nº. 015452/2007. Foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFV, em sua 445ª reunião, realizada no dia 05/12/2007, fundamentada na demanda por profissionais na área e no considerável número de egressos de médio oferecido pelas escolas estaduais de Florestal e região. O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental vem sendo ofertado pela UFV – Campus Florestal na modalidade presencial, no período diurno. Possui 50 vagas anuais e está organizado em regime semestral. Possui carga horária total de 1650 horas de disciplinas obrigatórias, além de 150 horas de estágio e 105 horas de Projeto Final de Curso, distribuídas em quatro períodos. O prazo mínimo de conclusão é de dois anos e meio de quatro anos.

 

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress