Curso de Graduação em
Gestão Ambiental

Atividades Acadêmicas

Os alunos do curso de Gestão Ambiental, realizam varias atividades práticas.  Essas atividades  possui como objetivo associar o conteúdo ministrado em sala com a realidade do meio e dos acontecimentos diários, proporcionando uma transmissão de conhecimentos de maneira descontraída e momentos de socialização.

Veja abaixo algumas fotos das visitas técnicas e aulas de campo.

Aula de Recuperação de Áreas Degradadas:

A recuperação de áreas degradadas está intimamente ligada à ciência da restauração ecológica. Restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. Um ecossistema é considerado recuperado – e restaurado – quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílio ou subsídios adicionais.

“A recuperação de áreas degradadas está intimamente ligada à ciência da restauração ecológica. Restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. Um ecossistema é considerado recuperado  e restaurado, quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílio ou subsídios adicionais”.

Para ver de onde esse texto foi retirado clique aqui. 

Aula de  Elementos de Ciências do solo. 

O solo é um importante recurso natural, pouco conhecido, porém fundamental para a manutenção da vida na Terra. Assim, como a água, o ar, as rochas, os animais e as plantas, o solo precisa ser preservado. Deste modo, devemos conhecê-lo para preservá-lo, pois é um recurso natural frágil e finito. O objetivo das aulas de campo é apresentar o solo como um elemento da paisagem, suas características e funcionalidades, bem como meios de preservá-lo.  

“O solo é um importante recurso natural, pouco conhecido, porém fundamental para a manutenção da vida na Terra. Assim, como a água, o ar, as rochas, os animais e as plantas, o solo precisa ser preservado. Deste modo, devemos conhecê-lo para preservá-lo, pois é um recurso natural frágil e finito. O objetivo das aulas de campo é apresentar o solo como um elemento da paisagem, suas características e funcionalidades, bem como meios de preservá-lo”.

Para ver de onde esse texto foi retirado clique aqui.

Aula de Manejo e Conservação do Solo:

  

“O manejo, a proteção e uso do solo devem-se basear, primeiramente, no seu potencial produtivo. Sendo que para um manejo adequado do solo é necessário considerar suas propriedades físicas (aeração, retenção de água, compactação, estruturação), químicas (reação do solo, disponibilidade de nutrientes, interações entre estes) e biológicas (teor de matéria orgânica, respiração, biomassa de carbono, biomassa de nitrogênio, taxa de colonização e espécies de microrganismos). Um bom manejo do solo é aquele que propicia boa produtividade no tempo presente e que, também, possibilita a manutenção de sua fertilidade, garantindo a produção agrícola no futuro”.

Para ver de onde esse texto foi retirado clique aqui.

 

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress