Curso de Graduação em
Gestão Ambiental

Futuro Estudante

 A demanda por bons profissionais em qualquer setor de uma organização é um fator intrínseco para que a empresa chegue ao sucesso. Essa demanda cresceu consideravelmente na área ambiental nas últimas décadas, impulsionada pelo avanço de leis e normas que regem a conduta das organizações nesse segmento.  Com isso, a figura do gestor ambiental ganha cada vez mais importância nesse cenário, pois é ele quem analisa desde os processos que precisam ser implementados até as consequências dessas ações para a empresa e para a sociedade. O papel do gestor é cuidar da parte ambiental da empresa, administrando os diferentes recursos para o atendimento das questões relativas ao meio ambiente exigidas pelos diversos órgãos fiscalizadores.

 As atribuições são as mais variadas. É ele quem realiza a gestão de resíduos da empresa, o controle de insumos adequado e ambientalmente correto, o treinamento dos colaboradores nas questões ambientais, o auxílio aos setores de planejamento e engenharia na escolha de locais adequados para futuras expansões, bem como o atendimento de solicitações referentes à qualidade ambiental, orientando sobre as exigências legais existentes, a realização de atividades internas e externas que visem à preservação e, mais do que tudo, a integração da comunidade para a melhoria da imagem da empresa.

O campo de atuação da área de Gestão Ambiental está concentrado em fábricas e indústrias, que necessitam de um profissional especializado para definir políticas de gestão de recursos, conservação ambiental e diminuição dos seus impactos na natureza. Também há oportunidades em secretarias municipais, estaduais e federais de meio ambiente, nas quais são realizadas vistorias, perícias, laudos e atestados, assegurando a preservação dos recursos naturais pelo controle de poluentes, desmatamento e consumo de energia. O profissional de meio ambiente pode ainda prestar consultoria e elaborar orçamentos, além de ser responsável pela educação ambiental em escolas e cidades.

 

 

 

 

 

 

 

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress