Curso de Graduação em
Gestão Ambiental

Informativo

Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental do IFMG é aprovado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, em abril, o mestrado profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental do IFMG. Recomendada com nota 3, a pós-graduação stricto sensu terá o Câmpus Bambuí como base para oferta das disciplinas.
O corpo docente do programa é composto por representantes dos câmpus de Bambuí, Formiga, Ouro Preto e São João Evangelista. A previsão máxima para o início das aulas é para o mês de fevereiro de 2015, porém, o edital será lançado ainda este ano. Serão oferecidas 20 vagas.
O mestrado objetiva estudos e diagnósticos para subsidiar o planejamento e a gestão de ambientes naturais e/ou antropizados, voltados para um padrão de desenvolvimento socioambiental mais sustentável. Além disso, estuda as causas e origens dos problemas ambientais, partindo do diagnóstico das condições físicas, bióticas e antrópicas para que, entendendo o princípio do desequilíbrio ambiental, desenvolva tecnologias inovadoras para mitigar, remediar e recuperar os problemas ambientais, atendendo às demandas da sociedade em diferentes contextos socioeconômicos, culturais e ecológicos, possibilitando soluções ambientalmente sustentáveis.
A área de concentração do mestrado é Gestão e Tecnologia Ambiental e estão disponíveis três linhas de pesquisa:
Ecologia Aplicada: Esta linha visa à análise de parâmetros ecológicos espaço-temporais de populações e comunidades biológicas, envolvendo sua estrutura e dinâmica em ambientes naturais preservados e impactados. Utilização de bioindicadores. Estudos de sistemas agroflorestais e agroecologia.
Tecnologias Ambientais: Estudos e pesquisas que envolvam áreas urbanas e rurais voltados para subsidiar o desenvolvimento de novas tecnologias, bem como na formulação de estratégias e políticas de recuperação das áreas atingidas. Estão incluídas nesta linha: análise de resíduos de metais pesados, avaliação de compostos orgânicos no solo como herbicidas, inseticidas a sua persistência e comportamento ambiental. Uso de fitorremediação e biorremediação. Estudos de áreas degradadas e a sua recuperação. Sistemas de contenção de encostas, estudos de manejo e conservação do solo. Desenvolvimento de técnicas no controle de erosão. Estudos e pesquisas voltados para análise e produção de alternativas energéticas renováveis e adequadas ao contexto socioambiental. Desenvolvimento de novas tecnologias na geração de energia limpa.
Planejamento e Gestão Ambiental: Compreende o estudo, a pesquisa e a abordagem de assuntos relacionados a tecnologias voltadas à proteção e conservação do meio ambiente e ao gerenciamento e manejo sustentável dos recursos ambientais, incluindo questões relativas à qualidade ambiental do espaço natural e antrópico, compatibilizando o uso dos recursos com a conservação ambiental e os instrumentos de gestão vigentes.
Acesse o link abaixo para mais informações:

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress