Curso de Graduação em
Matemática – Licenciatura

Apresentação do curso

Matemática                                                                                              

Modalidade: Licenciatura  (Integral)

Apresentação:

O curso de Licenciatura em Matemática da UFV campus Florestal foi criado em 2009, com a implantação do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007.

Duração e período:

O curso tem duração de 4 anos e é oferecido em horário integral. Anualmente, são ofertadas 25 vagas.

Atuação:

O curso oferece ao estudante a oportunidade de obter ampla formação em ciências básica e aplicada, possibilitando-lhe a aquisição de uma visão profissional sistêmica e geral, fundamentada em princípios éticos e em conhecimentos científicos sólidos atualizados. Além de poder atuar nas quatro séries finais dos ensinos fundamental e médio em escolas públicas e/ou privadas, o profissional também pode trabalhar em organizações não-governamentais, com a matemática no ensino informal; em cursos de formação de professores do ensino normal e em cursos normais superiores.

Além disso, pode exercer a função de pesquisador, desenvolver projetos de ensino de matemática para empresas públicas e privadas. A formação acadêmica na área poderá ainda ser complementada pela especialização ou mestrado em Matemática, Estatística, Computação, Educação Matemática e áreas afins, dando, assim, ao profissional formado a possibilidade de atuar no Ensino Superior.

 

Objetivos

 

Geral

 Formar professores de Matemática para atuar no ensino fundamental (6° a 9°anos) e no ensino médio, preparados para o exercício crítico e competente da docência, pautados nos valores e princípios éticos, políticos e estéticos da profissão, com iniciativa para a pesquisa e o auto-aperfeiçoamento, contribuindo para a melhoria da Educação Básica.

 

Específicos

 Possibilitar ao futuro licenciado, durante sua formação, situações de aprendizagens visando uma ação docente no sentido de:

Dominar os conteúdos de Matemática que serão objetos de sua atividade de ensino, praticando formas de realizar a transposição didática.

Aplicar e correlacionar os conhecimentos matemáticos na área das Ciências da Natureza.

Interagir de forma ativa e solidária com a comunidade, na busca de soluções aos seus problemas, a partir de sua atuação profissional e da utilização de métodos desenvolvidos através da Matemática.

Solucionar problemas reais da prática pedagógica, observando as etapas de aprendizagem dos estudantes, como também suas características socioculturais, mediante uma postura reflexivo-investigativa;

Participar e colaborar no processo de discussão, planejamento, execução e avaliação do projeto pedagógico da instituição em que esteja atuando.

 

RECONHECIMENTO E AUTORIZAÇÃO

Reconhecimento: Portaria do MEC 729, de 19/12/2013.

Autorização: CEPE-UFV, Ata 443, de 06/09/2007.

Ano de início do curso: 2009.

 

Coordenador:
Lúcio Paccori Lima
lucio.lima@ufv.br

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress