Histórico

O Campus Florestal da UFV tem sua história associada ao desenvolvimento da sociedade brasileira por meio da educação. Em 26 de abril de 1930, foi inaugurada a Fazenda-Escola, onde eram ministrados cursos rápidos para fazendeiros. No ano de 1948, a Instituição passou a ser denominada de Escola Média de Agricultura de Florestal (EMAF) e oferecia curso de Agricultura, destinado à formação de Técnicos Agrícolas. Em 1955, a EMAF foi incorporada à antiga Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), hoje Universidade Federal de Viçosa.

Com o objetivo de incrementar as atividades do ensino médio (antigo 2º grau), a pesquisa agropecuária e a extensão rural, o Ministério da Educação (MEC) aprovou, em 1982, o novo regime da Instituição, que passou a ser denominada Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF), oferecendo cursos Técnicos em Agropecuária, Secretariado e Assistente de Administração.

No dia 22 de maio de 2006, por meio da Resolução Nº 07/2006 do Conselho Universitário (CONSU) da UFV, a área que abriga a CEDAF passou a ser denominada Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal. Atualmente, a UFV Campus Florestal/CEDAF oferece Ensino Médio, Cursos Técnicos de nível médio e pós-médio, Cursos a Distância em diversas áreas e Cursos Superiores em Administração, Agronomia, Ciência da Computação e Engenharia de Alimentos, Tecnologia em Gestão Ambiental e as Licenciaturas em Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Matemática e Química.

Na Pós-Graduação, são ofertados cursos de mestrado acadêmico em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários, mestrado e doutorado acadêmico em Ciência da Computação e Multicêntrico em Química de Minas Gerais, além de mestrados profissionais em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Educação em Ciências e Matemática e Matemática em Rede (PROFMAT).

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

É notória a carência de professores nas áreas de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática na Rede Pública de Ensino do Brasil, o que levou ao MEC a incentivar Universidades a criarem Cursos de Licenciaturas de qualidade para, sobretudo, elevar o índice de desempenho da Educação Básica de maneira contínua.

Instituições sólidas de ensino superior, como a UFV Campus Florestal que já atuam de forma sinérgica, através da pesquisa e da extensão, para promoção do desenvolvimento sustentável de toda sociedade, tendem a formar um cidadão culturalmente mais efetivo para a região e seu País e neste contexto insere-se o papel fundamental de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas: promover o desenvolvimento integrado de Florestal e região, em bases socialmente justas e ambientalmente compatíveis, através de ações de ensino, pesquisa e extensão de alto nível, demandadas por todos os segmentos da sociedade.

Para isso o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFV Campus Florestal possui integração com os demais cursos de Licenciatura do próprio Campus, propiciando aos licenciandos uma formação ampla e sólida, tornando-os capazes de atuar de forma multi e interdisciplinar.

O Curso teve seu funcionamento autorizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFV 2007 (Ata N.º 443 de 06/09/2007), tendo iniciado suas aulas em 2009. O Reconhecimento do curso ocorreu pela portaria MEC/Nº 619 de 30/10/2014. Anualmente, são ofertadas 25 vagas, preenchidas a partir do Sistema de Seleção Unificada (SISU/MEC). 


Endereço

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 

Rodovia LMG 818 – Km 6 – Campus UFV

CEP 35690-000 – Florestal/MG

Telefone: (31) 3602-1411
Email: joaopaulobio@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados