Curso de Graduação em
Ciências Biológicas – Licenciatura

Informativo

Estudante MAYRA CRISTINA DA SILVA COSTA defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso

A estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas UFV Florestal, Mayra Cristina da Silva Costa defendeu no dia 28/06/2017  o seu trabalho de conclusão de curso, com o título “A abordagem CTS no ensino: concepções de licenciandos da área de Ciências da Natureza da UFV – campus Florestal”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participaram da banca de avaliação os professores Dr. Thiago Mendonça (Orientador), Dra. Marina Assis Fonseca (UFMG) e Dra. Carla Christina Imenes de Morais (UFV-Florestal).

RESUMO DO TRABALHO

A abordagem CTS no ensino: concepções de licenciandos da área de Ciências da Natureza da UFV – campus Florestal.

As inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade são discutidas criticamente dentro do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), que surgiu em meados da década de 1970 . No contexto educacional esse movimento propõe a restruturação de conteúdos e procedimentos de ensino, sendo de fundamental importância o estudo das concepções em torno movimento CTS na formação de professores. O papel da tecnologia, da ciência e suas relações com a sociedade são concebidos por muitos professores com neutralidade, dificultando o oferecimento de uma formação cidadã crítica, bem como a utilização do enfoque CTS no processo educacional.. Diante desse panorama, o presente trabalho, de natureza qualitativa, buscou: elucidar a percepção de licenciandos da área de ciências da natureza da UFV – campus Florestal sobre o tema CTS procurando (i) entender as diferentes concepções sobre o tema e suas estratégias de ação educacional conforme o conhecimento teórico que possuem e (ii) verificar se as disciplinas que abordam a temática CTS dos cursos analisados apresentam relevância para a formação dos futuros professores. Partindo de entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química, verificamos diferentes concepções, que em sua maioria convergem para o distanciamento do ensino técnico-científico de uma formação crítica e política social, resultando na formação defasada para o exercício da cidadania, não somente no ensino médio, como também na formação de professores.

 

 

 

 

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress