Curso de Graduação em
Educação Física – Licenciatura

Histórico

O campo de atuação profissional em Educação Física diversificou-se, exigindo outras competências de seus profissionais. Nas últimas décadas, os cursos de Educação Física vêm passando por um intenso processo de reestruturação, buscando consolidar-se como área científico-acadêmica capaz de produzir e transmitir conhecimentos relativos ao conjunto de práticas corporais criadas pelo ser humano ao longo da história. De um campo exclusivo de educação formal e dos clubes esportivos, a Educação Física vem se constituindo como área acadêmica, na qual a produção de conhecimentos e a interface com outras áreas científicas consolidadas têm sido seus principais objetivos. São campos acadêmico-profissionais que se fundamentam em conhecimentos das ciências da saúde, humanas e sociais, da arte e da filosofia.

Um desafio das muitas dimensões da formação profissional em Educação Física,  Licenciatura, é oferecer na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no Campus de Florestal, um curso público de qualidade respaldada pela ação de uma política da UFV, alicerçada por sua prática social e permanente valorização da ética da formação profissional. Assim, o curso de Educação Física – Licenciatura no campus Florestal vai destacar o papel preponderante da universidade pública num país em que a grande maioria de jovens não chega a ela. Esses jovens, de 18 a 24 anos de idade, nem ingressam no chamado sistema educacional superior ou o abandonam precocemente em função das exigências de trabalho e sobrevivência. Num raio de mais de cem quilômetros do campus Florestal, a única universidade pública da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Minas Gerais, que oferece o curso de Educação Física é a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Em recente estudo de levantamento da demanda e expectativa da RMBH, verificou-se que o curso de Educação Física ocupa o 3º lugar, entre os cursos de maior demanda, estudo desenvolvido com amostra de 4 mil alunos concluintes do ensino médio em 2009, onde impera a proliferação de escolas privadas.

A UFV Campus Florestal, a uma distância de sessenta quilômetros da capital mineira, tem nesse momento a oportunidade de, diante de sua missão e do desafio do REUNI, oferecer o curso noturno em Licenciatura em Educação Física, contribuindo assim para a transformação dessa realidade. Portanto, o curso de Educação Física – Licenciatura da UFV-CAF vai permitir responder aos anseios da regional de Florestal, Belo Horizonte (RMBH) e da vocação do ensino superior do Campus Florestal.

Com a implantação o curso de Educação Física no Campus Florestal amplia-se para novas possibilidades e metas para a UFV. É reafirmar que sua implantação está embasada. Não somente por seus aspectos legais, mas especialmente por compromissos acadêmicos, administrativos, profissionais e sociais de ampliar o acesso e a permanência na educação superior pública de qualidade, além de um melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes na UFV Campus Florestal.

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress