Abertura de Contas no Cluster

A DTI conta com um cluster um equipamento para Processamento de Alto Desempenho por processamento paralelo destinado ao processamento científico e ao desenvolvimento tecnológico. O processamento paralelo, também chamado de processamento concorrente ou processamento distribuído, refere-se ao processamento simultâneo por vários processadores ou, distribuído por vários processadores. É uma arquitetura que visa reduzir o tempo de processamento para tarefas que demandem muitas horas, muitos dias ou muitos meses quando processados em um ou poucos processadores.

Um cluster corresponde a vários computadores (chamados nós) contendo vários processadores, todos interconectados em rede de altíssima velocidade para processamento paralelo com compartilhamento de recursos. O tempo de processamento (walltime ou tempo de parede) é reduzido a uma fração do tempo que seria necessário para o processamento realizado por um único processador – monoprocessado. Isso ocorre porque cada processador assume uma fração do trabalho.

Inicialmente, o uso do cluster far-se-á com mínimo de regulamentação. As regras virão gradualmente para a otimização de seu uso. A abertura de conta é o primeiro passo para sua utilização.

A abertura de conta no cluster somente poderá ser feita para quem estiver cadastrado como membro em projeto registrado na PPG. Caso não esteja cadastrado, deve ser solicitado ao líder do projeto o seu cadastramento.

Existem duas formas para se criar conta no Cluster:

1º O interessado acessa o sistema de criação de contas, escolhe o projeto e solicita a conta. Após solicitada, será enviado e-mail para o líder do projeto com a solicitação de autorização. O líder deve assinalar seu aceite para que a conta possa ser criada.

2º O Líder do projeto acessa o sistema, escolhe o projeto e solicita a criação de conta para os membros do projeto que ele desejar.

Sistema de abertura de contas para os usuários.

Informações sobre como acessar o ambiente do cluster.

Atenção: Backups (cópias de arquivos) dos usuários não são efetuadas. Assim, cada usuário deve tomar suas precauções para a segurança de seus dados com relação a perdas acidentais.

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress