Linux e Linux Ubuntu

 O que é Linux?

Linux é ao mesmo tempo um kernel (ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência.

O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que  inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente e mais representativo integrante da Linux Foundation.

O núcleo Linux é a base para o Android, tornando-se o sistema dominante em smartphones e tablets. Além disso, é o software mais utilizado em dispositivos com computação embarcada.  Clique Para saber mais

O que é Linux Ubuntu?

Ubuntu é um sistema operacional de código aberto, construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian. É patrocinado pela Canonical Ltda.

O Ubuntu é acompanhado de um conjunto de aplicativos, incluindo desde processador de texto e leitor de emails, a servidores web e ferramentas de programação. O Ubuntu é e sempre será gratuito.

Sem taxas de licenciamento e com as liberdades do software livre, o Ubuntu é perfeito para o ambiente educacional, pois é seguro, efetivo, confiável, de fácil instalação e uso.

Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa algo como “Humanidade para os outros” ou ainda “Sou o que sou pelo que nós somos”. A distribuição Ubuntu traz o espírito desta palavra para o mundo do software livre.

Clique Para saber mais

voltar

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress