Software Livre – O que é?

Software livre é um conceito defendido por várias organizações e pessoas individualmente, que significa qualquer programa de computador que possa ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem nenhuma restrição. Para que um software seja considerado como livre é importante que ele venha acompanhado por uma licença que garanta aos seus usuários as quatros liberdades abaixo e que o seu código fonte esteja acessível:

Liberdade 0 - A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito
Liberdade 1 – A  liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
Liberdade 2 - A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo
Liberdade 3 -  A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros

O Linux no contexto do software livre:
Considerado o principal projeto de software livre existente, o GNU/Linux é a junção do núcleo Linux (Linux kernel), desenvolvido por Linus Torvalds e o pacote de serviços e ferramentas originados do projeto GNU, liderado por Richard Stallman. O GNU/Linux é o sistema operacional mais usado em servidores, o que pode ser justificado pelo seu bom desempenho e confiabilidade. Ele foi o principal responsável pelo reconhecimento do sucesso do modelo de desenvolvimento de software livre. O núcleo Linux é a base para o Android, tornando-se o sistema dominante em smartphones e tablets. Além disso, é o software mais utilizado em dispositivos com computação embarcada

 voltar

 

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress