Arquivo da Categoria "Informativos"

CONSU aprova o novo PDTI 2024-2029

Postado por Jean Alves de Oliveira em 11/abr/2024 -

No dia 27/03/2024, o Conselho Universitário (CONSU) aprovou o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O PDTI é uma ferramenta estratégica que engloba diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de TI. Seu principal propósito é fornecer diretrizes e orientações fundamentais para a definição de processos, métodos e controles, visando à condução eficaz dos projetos, serviços e aquisições de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em alinhamento com a estratégia institucional da UFV.

Com abrangência institucional, o PDTI terá validade durante o período de 2024 a 2029, iniciando em abril de 2024 e estendendo-se por seis anos. Este documento estabelece um roteiro claro para o desenvolvimento e aprimoramento contínuo da infraestrutura tecnológica da universidade, garantindo sua integração com as metas e objetivos organizacionais.

DTI informa alteração em seu sistema de abertura de chamados

Postado por Jean Alves de Oliveira em 08/abr/2024 -

Com o objetivo de aprimorar a qualidade do atendimento, a DTI comunica que, a partir de quarta-feira (10/04/2024) as solicitações de serviços à DTI devem ser feitas através do link https://chamado.dti.ufv.br/, não mais via e-mail para dti@ufv.br. O novo sistema tem como propósito ajudar o usuário a abrir um chamado com informações mais claras, visando melhorar a experiência e agilizar o atendimento.

Este sistema permite o gerenciamento completo dos chamados, possibilitando ao usuário abrir, consultar e responder a todos os seus chamados na DTI.

O processo de abertura de chamado é bastante intuitivo:

01. O usuário faz o login no sistema com o seu usuário e senha dos sistemas da UFV ou pelo Gov.br;

02. Já logado, clique em Iniciar Atendimento, escolha um serviço que queira atendimento e vá prosseguindo de maneira natural, clara e objetiva até a conclusão da abertura do chamado.

A expectativa é que o novo sistema traga mais clareza, transparência e agilidade aos atendimentos realizados pela DTI.

Agradecemos pela compreensão.

Forma de acesso aos sistemas informatizados da UFV será alterado

Postado por Jean Alves de Oliveira em 17/set/2021 -

A partir do dia 21 de setembro de 2021 o acesso a vários sistemas informatizados da UFV será alterado. No lugar da matrícula, agora, deverá ser utilizado o número do CPF ou ID Estrangeiro. A senha continuará sendo a mesma. No caso de uma conta gov.br será solicitado apenas o CPF. E para ajudar você, a DTI esclarece as principais dúvidas que podem surgir:

Para realizar o novo acesso é necessário alterar minha senha?

Não, nenhuma mudança de senha é necessária porque ela continuará sendo a mesma que você utilizava antes.

Está sendo exibido erro “Credenciais inválidas”, o que fazer?

Primeiro, tente gerar uma nova senha através da página de recuperação de senha. Se mesmo assim o problema persistir, envie um e-mail para dti@ufv.br informando o problema que ocorre, nome completo e CPF. Se possível envie também um print da tela de erro que aparece.

Está sendo exibido erro “Desculpe, não foi possível validar seu acesso”, o que fazer?

Esse erro é devido à validação de acesso pelo ReCaptcha. Você pode fechar e abrir o navegador ou tentar através de outro navegador. ATENÇÃO: Certifique-se que você está utilizando uma versão atualizada do navegador.

Anteriormente eu utilizava matrículas diferentes para acessar os sistemas, o que muda para mim?

Após validar seu acesso com CPF ou ID Estrangeiro, será exibida uma lista com as matrículas que você possui permissão de utilizar nos sistemas. Basta escolher uma delas para prosseguir, como exemplifica a imagem abaixo.

Nem todas as matrículas que eu utilizava estão sendo exibidas na seleção de perfil, o que fazer?

Envie um e-mail para dti@ufv.br, informando o problema que está acontecendo, nome completo e CPF. Se possível envie em anexo um print da tela de seleção de perfil acima. Também temos os números de WhatsApp (31) 3612-1147 e (31) 3612-1102.

DTI envia notificações sobre exclusão de contas de e-mail para pessoas sem vínculo com a UFV

Postado por Jean Alves de Oliveira em 02/set/2021 -

No dia primeiro de setembro de 2021, a DTI emitiu notificações por e-mail para as pessoas que, atualmente, não possuem mais vínculo ativo com a UFV. O objetivo destas mensagens é alertá-los sobre a exclusão de suas contas de e-mail institucionais dentro do prazo de 30 dias. A mensagem diz o seguinte:


Tendo em vista o termino do seu vínculo com a UFV, viemos informar que essa conta será excluída dentro de 30 dias. Esse prazo está sendo concedido para que você possa realizar o backup dos e-mails e arquivos do drive, caso julgue necessário.

Abaixo segue o link de um tutorial para importar as mensagens e contatos de uma conta @ufv.br, para outra conta @ufv.br ou @gmail.com.

https://bit.ly/2TXKc77

Essa é uma notificação automática e não é necessário respondê-la, as respostas a esse e-mail serão ignoradas. Caso deseje obter alguma informação, favor enviar um novo e-mail para dti@ufv.br.

Vale ressaltar, que não serão concedidas exceções particulares de prorrogação de acesso a conta em nenhuma hipótese.

Certos da sua colaboração, desde já agradecemos.

Atenciosamente,
Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI
Universidade Federal de Viçosa – UFV


Após a adesão da UFV ao pacote Google Workspace (antigamente chamado de G Suite), realizada em agosto de 2019, inúmeras vantagens foram alcançadas, como a integração com o serviço de nuvem da Google (Drive), alta disponibilidade, entre outros. Todos estes recursos sem nenhum custo extra para a instituição. Contudo, existe um limite de número de contas e de armazenamento permitido para a instituição.

Por conta desta e outras limitações, o GDSI (Comitê de Governança de Dados e Segurança da Informação da UFV) após muito debate, decidiu por manter ativadas as contas dos ex-alunos e servidores exonerados por mais 1 ano após o seu desligamento.

Esta política de uso da conta de e-mail institucional está na Portaria Normativa n 002/2020/RTR, capítulo IV, Art. 5º:

Somente pessoas com vínculo institucional (discentes, servidores técnico-administrativos, docentes e ocupantes de cargos comissionados) tem direito à caixa postal de correio eletrônico institucional da UFV.

Pedimos que, caso deseje obter alguma informação, favor enviar um e-mail para dti@ufv.br.

Vídeos tutoriais orientam servidores e estudantes sobre como assinar documentos digitalmente no portal Gov.br

Postado por Jean Alves de Oliveira em 27/abr/2021 -

Para quem ainda tem dúvidas sobre como assinar documentos digitalmente no assinador on-line do portal Gov.br, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da UFV produziu dois vídeos tutoriais: um especificamente para estudantes e outro para professores e técnicos. Em ambos, a DTI orienta passo a passo sobre como realizar o cadastro no portal, habilitar a permissão de uso do assinador de documentos digitais e assinar.

Com estas orientações ficará mais fácil para os usuários cadastrados no portal Gov.br assinarem seus documentos e validarem transações eletronicamente, conforme regulamenta o Decreto nº 10.543, publicado no Diário Oficial da União em novembro de 2020.

Informativo retirado de matéria criada pela DCI, para o UFV em Rede do dia 23 de abril de 2021.

Confira, abaixo, os vídeos tutorias. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail dti@ufv.br.

O suporte ao Windows 7 terminou em 14 de janeiro de 2020, o que ainda posso fazer após 1 ano?

Postado por Jean Alves de Oliveira em 17/mar/2021 -

A Microsoft comprometeu-se a oferecer 10 anos de suporte de produto para o Windows 7 quando ele foi lançado em 22 de outubro de 2009. Esse período de 10 anos terminou, e a Microsoft descontinuou o suporte ao Windows 7 para que possamos concentrar nossos investimentos no suporte a tecnologias mais recentes e ótimas experiências novas.

O dia específico do fim do suporte ao Windows 7 foi 14 de janeiro de 2020. A assistência técnica e as atualizações de software do Windows Update que ajudam a proteger o computador não estão mais disponíveis para o produto.

Vulnerabilidades que porventura ainda existam dentro do Windows 7 e que sirvam de porta para a entrada de ciberataques não serão fechadas. Ainda que a empresa assegure atualizações de identificação de vírus para o Microsoft Security Essentials, ele sozinho não segura nem a metade das ameaças digitais espalhadas por aí.

Além disso, hackers praticam engenharia reversa no Windows 7 há anos, identificando falhas de proteção que a Microsoft, até então, vinha fechando com seus updates. Agora que o suporte foi encerrado, eventuais novas brechas que sejam descobertas não apenas abrirão sua máquina para toda a sorte de problemas, como também a deixarão aberta para ataques repetidos.

A ausência de suporte de segurança para um sistema operacional, por parte de sua fabricante, é altamente convidativa a hackers que querem se aproveitar de brechas para roubar dados e proliferar ameaças cibernéticas.

O mesmo vale para seus componentes principais: segundo o site da Microsoft, o navegador Internet Explorer também não será alvo de nenhuma atualização. Logo, ameaças que venham por browsers podem também comprometer a segurança do seu computador.

QUAIS SÃO AS MINHAS OPÇÕES?

A última versão do sistema operacional, o Windows 10, é a opção recomendada pela própria Microsoft. Contudo, antes de realizar o pedido de compra da licença de uso do sistema, é extremamente importe que o seu computador seja submetido a uma análise de viabilidade técnica, ou seja, que seja avaliado se o computador atende aos requisitos mínimos para o bom funcionamento do Windows 10. A DTI realiza esta avaliação para você. Para solicitá-la você deve enviar um pedido para dti@ufv.br, passando o máximo de informações possíveis.

Se o seu computador for elegível para o upgrade para o Windows 10, você deve providenciar a compra da licença de uso. Para isso, existe atualmente um REGISTRO DE PREÇO. Através des link (https://nuvem.dti.ufv.br/index.php/s/LfclAvkAS0ucgZP) você terá todas as informações de como solicitar a compra.

Entretanto se o seu computador não for elegível, ou seja, não possuir os requisitos mínimos para a instalação do Windows 10, você terá mais 2 opções: Adequar o computador realizando a compra dos componentes necessários que o técnico informar, ou realizar a migração para uma distribuição Linux atualizada (Ubuntu 20.04 ou Linux Mint 20). A migração para o Linux também precisará de avaliação técnica para verificar se o usuário utiliza algum software e/ou equipamento físico conectado ao computador, que não é compatível com o sistema operacional.

Se nenhuma das opções acima forem satisfeitas, ou o mesmo se enquadrar numa situação extremamente específica (por exemplo se o equipamento for conectado a algum equipamento físico de laboratório, e o equipamento for compatível somente com o Windows 7), o técnico orientará o usuário com procedimentos mais rigorosos de segurança, como o isolamento total do computador da rede de dados da UFV, ou em casos mais extremos, a orientação para o equipamento ser baixado da carga patrimonial.

Mais informações e detalhes sobre o fim do suporte ao Windows 7, você encontra nos seguintes links: https://www.microsoft.com/pt-br/windows/windows-7-end-of-life-support-information e https://support.microsoft.com/pt-br/windows/o-suporte-ao-windows-7-terminou-em-14-de-janeiro-de-2020-b75d4580-2cc7-895a-2c9c-1466d9a53962

ALERTA: Nova tentativa de golpe por e-mail

Postado por Jean Alves de Oliveira em 11/fev/2021 -

No dia 11 de fevereiro de 2021, usuários de nossas contas institucionais @ufv.br, nos procuraram a respeito da seguinte mensagem que receberam:

Este e-mail é FALSO. A DTI jamais solicita aos usuários do e-mail institucional informações como: senha, documentos ou qualquer informação sigilosa para atualização de cadastro, renovação de conta ou validação de conta.

Além disso, após a migração das contas para a plataforma G Suite da Google, todas as contas de e-mail institucionais, incluindo o Google Drive, possuem espaço de armazenamento ilimitado.

Pedimos que não responda esta mensagem, mova-a para a caixa de SPAM, e não clique em qualquer link.

Existem alguns pontos importantes que podem te ajudar a identificar quando uma mensagem é falsa, são eles:

01. A única conta de e-mail que pode ser desativada, é a conta de ex-alunos da UFV. Neste caso, informaremos periodicamente que a conta será desativada após 1 ano da formatura. Contas de servidores continuarão ativas mesmo após a aposentadoria. As contas institucionais, enquanto estiverem na plataforma G Suite, possuem espaço ilimitado;

02. Mensagem com termos comerciais (Assinante, Copyright, etc) não são empregadas pela DTI quando o assunto é correio eletrônico;

03. Verifiquem se a mensagem possui erros ortográficos, ou está escrita em outro idioma, que não seja o português;

04. Erros grosseiros, mesclando palavras em inglês com palavras em português, também são características de falsas mensagens;

05. Jamais damos “prazos” para o usuário “atualizar” as informações de sua conta de e-mail;

06. Não mandamos links do tipo “Clique Aqui” em mensagens sem o consentimento do usuário. Somente em casos onde o usuário requisite a troca ou lembrete de senha;

07. Redação da mensagem informal. Trechos como “prezados colegas”, “muitas felicidades”, “um abraço a todos” não são utilizadas em informativos oficiais da DTI;

08. Jamais solicitamos atualizações de informações sobre contas de e-mail.

Esperamos que estas informações te ajudem à identificar mensagens falsas. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato conosco.

Atenciosamente.

Orientações sobre desativação do antigo servidor de e-mail Quimera e importação de mensagens

Postado por Jean Alves de Oliveira em 07/jan/2021 -

A migração das contas institucionais para a nova plataforma do G Suite trouxe inúmeras vantagens que dificilmente conseguiríamos com o nosso antigo servidor de e-mail, conhecido como Quimera. Tal servidor ainda está ativo e o acesso a ele é restrito apenas para a consulta de antigas mensagens, sem a opção de envio ou recebimento de e-mails.

Mantê-lo em nossa estrutura de Data Center, mesmo parcialmente inativo, demanda um custo considerável de recursos computacionais (processamento, memória e espaço em disco), tempo e recursos humanos para a sua manutenção.

Diante disso, após 1 ano e seis meses da migração para a plataforma G Suite, decidimos por desativar definitivamente o antigo servidor de e-mail Quimera. A data para seu desligamento está marcada para o dia 30 de julho de 2021. Até lá, os usuários poderão realizar, se quiserem, a migração de suas antigas mensagens da Caixa de Entrada para a nova plataforma (G suite), ou para uma conta particular do Gmail, no caso de ex-alunos.

ANTES DE REALIZAR A MIGRAÇÃO

É válido relembrar que por motivos de segurança, todas as contas de e-mail do Quimera estão desativadas. Antes de realizar a importação, deve-se enviar um e-mail para dti@ufv.br, com o Assunto: Pedido de acesso a conta de e-mail do Quimera. Na mensagem, o usuário deve solicitar a reativação da conta de e-mail, e informar nome completo, CPF, matrícula UFV e a conta de e-mail a ser reativada. É necessário também enviar, como arquivo anexo, uma selfie segurando um documento de identificação (CNH, RG, Passaporte ou carteira funcional da UFV).

No caso de e-mails de departamentos, setores, laboratórios, projetos e afins, somente o atual responsável pela conta de e-mail poderá solicitar o seu reativamento.

Será gerada uma nova senha de acesso a conta de e-mail do Quimera, que precisa ser guardada com cuidado, já que ela será necessária para o acesso à conta, seja no caso de querer apenas consultar algumas mensagens e baixá-las, ou no caso de configurar a migração da conta.

COMO REALIZAR A MIGRAÇÃO DAS MENSAGENS PARA O G SUITE / GMAIL

O procedimento de migração das mensagens do antigo servidor Quimera é igual para uma conta institucional G Suite ou para uma conta particular do Gmail, pois ambas utilizam a mesma plataforma de email do Google. Basta seguir as etapas descritas neste link. Caso tenha alguma dúvida específica, ou se houver alguma falha ou erro no procedimento, o usuário deve entrar em contato pelo e-mail dti@ufv.br.

Segurança Digital: Firewall da UFV campus Viçosa receberá atualizações de segurança

Postado por Jean Alves de Oliveira em 19/nov/2020 -

Continuando a campanha da DTI para aumentar ainda mais a segurança digital na instituição, no dia 20 de novembro de 2020 haverá uma atualização de segurança planejada em nosso Firewall, equipamento fundamental para garantir que nosso Data Center não tenha nenhum ataque cibernético.

O equipamento da Fortgate, conceituada empresa de segurança digital, receberá uma atualização de segurança em seu firmware, que é uma classe específica de software que fornece controle de baixo nível para o hardware específico do dispositivo.

A atualização ocorrerá a partir da 1 hora da manhã do dia 20, e tem previsão de conclusão as 5 horas da manhã. Durante este período, todo acesso externo à instituição ficará indisponível.

Certos da compreensão de todos, pedimos desculpas por qualquer transtorno que esta interrupção causará, mas o procedimento é de extrema importância para a segurança não somente do Data Center, mas de toda comunidade acadêmica.

ALERTA: Nova tentativa de golpe por e-mail

Postado por Jean Alves de Oliveira em 19/nov/2020 -

No dia 19 de novembro de 2020, usuários de nossas contas institucionais @ufv.br, nos procuraram a respeito da seguinte mensagem que receberam:

Este e-mail é FALSO. A DTI jamais solicita aos usuários do e-mail institucional informações como: senha, documentos ou qualquer informação sigilosa para atualização de cadastro, renovação de conta ou validação de conta.

Além disso, após a migração das contas para a plataforma G Suite da Google, todas as contas de e-mail institucionais, incluindo o Google Drive, possuem espaço de armazenamento ilimitado.

Pedimos que não responda esta mensagem, mova-a para a caixa de SPAM, e não clique em qualquer link.

Existem alguns pontos importantes que podem te ajudar a identificar quando uma mensagem é falsa, são eles:

  1. Nós da DTI jamais informaremos que sua conta de e-mail será desativada ou o espaço de armazenamento está no final. As contas institucionais, enquanto estiverem na plataforma G Suite, tem espaço ilimitado;
  2. Mensagem com termos comerciais (Assinante, Copyright, etc) não são empregadas pela DTI quando o assunto é correio eletrônico;
  3. Verifiquem se a mensagem possui erros ortográficos, ou está escrita em outro idioma, que não seja o português;
  4. Erros grosseiros, mesclando palavras em inglês com palavras em português, também são características de falsas mensagens;
  5. Jamais damos “prazos” para o usuário “atualizar” as informações de sua conta de e-mail;
  6. Não mandamos links do tipo “Clique Aqui” em mensagens sem o consentimento do usuário. Somente em casos onde o usuário requisite a troca ou lembrete de senha;
  7. Redação da mensagem informal. Trechos como “prezados colegas”, “muitas felicidades”, “um abraço a todos” não são utilizadas em informativos oficiais da DTI;
  8. Jamais solicitamos atualizações de informações sobre contas de e-mail.

Esperamos que estas informações te ajudem à identificar mensagens falsas. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato conosco.

Atenciosamente.

Segurança Digital: Saiba como criar senhas mais seguras

Postado por Jean Alves de Oliveira em 17/nov/2020 -

A DTI orienta que os usuários das estações de trabalho (desktops) da instituição, verifiquem se seus usuários de acesso ao sistema operacional (Windows ou Linux) possuem uma senha segura. Por conta dos ataques cibernéticos ocorridos semana passada no dia 05 deste mês, a DTI vem tomando diversas ações para fortalecer ainda mais a segurança no acesso aos sistemas, serviços e Data Center.

No dia 07, fizemos um informativo com várias ações que os usuários podem realizar para aumentar a segurança em suas estações de trabalho. Entretanto presumimos que o assunto “SENHA” deveria ser tratado a parte, pois é um ponto importantíssimo na segurança digital de toda a instituição.

Sabendo que boa parte dos servidores da instituição, renegam a utilização de senha em suas estações de trabalho (computadores), a DTI orienta fortemente que adotem, o mais rápido possível, senha de acesso em seus usuários do sistema operacional, independente de utilizarem Windows ou Linux.

Não basta ter a senha, se a mesma é fraca. Portanto, também daremos dicas e sugestões de criação de uma senha bem elaborada, que seja forte e segura, mas fácil de guardar.

Senhas fracas e que não devemos utilizar

Senhas combinadas com os dados pessoais do usuário podem ser facilmente obtidos e usados por pessoas próximas que queiram tentar se autenticar como você. Gostos pessoais, time do coração, nome de filhos, neto ou conjugue também devem ser evitados.

As famosas sequências do teclado, como “asdfg”, “123456”, “a1b2c3d4” também devem ser abolidas da sua senha, pois são facílimas de serem observadas enquanto você digita.

Portanto evitem estas práticas para criação das senhas.

Dicas para criar uma boa senha

Combinar caracteres de uma frase é uma boa ideia para a base uma senha forte, segura e de fácil lembrança. Combine com números e símbolos (!, #, @, $, %, & ou *) para formar uma poderosa senha de acesso. Você pode utilizar, como exemplo, o refrão de uma música, do hino do time de futebol, um ditado popular, um trecho de um livro ou filme, ou uma frase de alguém famoso que você admira.

Vamos pegar como exemplo o ditado popular “Mais vale um pássaro na mão, do que dois voando”. E vamos começar a criar uma senha com as primeiras letras de cada frase, o que resulta em “mvupnmdqdv“. Agora vamos deixar algumas letras em maiúsculas, algo como “MVuPnMdqDV“. Por fim, adicionaremos números e símbolos e finalizar a nossa senha como “MVu1PnM#dqD2V!“.

Outra dica para a criação de suas senhas é utilizar frases longas como senhas. Esta talvez seja a melhor maneira, pois além de ser segura, é mais fácil de ser lembrada. Novamente as dicas anteriores são utilizadas aqui. Um exemplo de senha segura seria “Rua? Para onde vamos não precisamos de ruas.” Este trecho foi retirado do final do filme “De volta para o futuro” lançado em 1985 e que “rodou” em muitos VHS dos anos 90. Enfim, utilize algo que lhe seja fácil de se lembrar, mas ao mesmo tempo, poderoso o bastante para ser uma boa senha.

E se você montou a sua senha e quer saber se ela é segura ou não, utilize o testador de senha da Kaspersky, a gigante empresa de segurança digital.

Como alterar a senha de usuário no Windows 10

Agora que já lhe informamos várias maneiras de criar a sua senha segura, vamos aprender como alterar a senha de usuário no Windows 10, que é super simples.

  1. Clique no menu Iniciar -> Configurações.
  1. Clique sobre Contas.
  1. No menu lateral esquerdo, clique sobre Opções de entrada.
  1. Na área principal da janela, clique sobre Senha e, em seguida, no botão Alterar.
  1. Caso seu usuário já tenha uma senha cadastrada, será necessário inseri-la nesta janela. Depois clique no botão Avançar.
  1. Nesta janela basta digitar a sua nova senha, que você criou seguindo nossas dicas. E para facilitar a sua lembrança, coloque uma dica de senha. CUIDADO: Não coloque a própria senha na dica de senha.
  1. E pronto! Seu computador possuí uma senha de acesso mais segura, o que diminui as chances de você ser vítima de um ataque cibernético.

Como alterar a senha de usuário no Ubuntu 20.04

Não é porque você utiliza alguma distribuição Linux, como o Ubuntu, que não precisa se preocupar com a segurança de acesso ao seu computador. Um computador, independente do sistema operacional instalado, sem uma senha segura de acesso, sempre será uma “porta de entrada” para que pessoas maliciosas possam acessar a rede institucional da UFV, e ter acesso não somente aos seus arquivos, mas também realizar uma tentativa de acesso aos sistemas institucionais e suas respectivas bases de dados.

Para alterar a senha do seu usuário no Ubuntu 20.04, siga as etapas abaixo:

  1. Clique sobre os ícones de controle de volume e rede, localizados na barra superior da área de trabalho. Em seguida, clique sobre Configurações.
  1. Navegue até o final do menu lateral esquerdo da janela, e clique sobre Usuários.
  1. Na área principal da janela, clique na área em destaque da imagem abaixo. Ela se localiza ao lado da palavra “Senha”.
  1. Agora preencha os campos solicitados. Lembre-se de seguir as nossas dicas para criar uma boa senha de acesso. Embaixo do campo Nova senha, existe uma “barra de força” que mede a segurança da sua senha. Quanto mais verde a barra, melhor. Para finalizar clique sobre o botão Alterar. Pronto! Senha de acesso segura também no sistema do pinguim.

Esperamos que estas dicas possam facilitar vocês a criarem uma senha forte, segura e ao mesmo tempo fácil de guardar. Contamos com todos vocês para realizar esta mudança e colaborar ainda mais com a segurança digital de nossa instituição.

Segurança Digital: orientações de como melhorar o nível de segurança do seu computador

Postado por Jean Alves de Oliveira em 07/nov/2020 -

Nesta última quinta (05), diversos órgãos federais sofreram ataques cibernéticos. O mais grave aconteceu no Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde servidores foram alvo de um ransomware, que bloqueou o acesso a todos os documentos do Tribunal. Por conta disso, sessões virtuais estão suspensas e até o momento, não há certeza de que as atividades voltarão a sua normalidade nos próximos dias.

Diante disso, a equipe da DTI responsável pela segurança digital, já tomou as devidas ações de curto prazo a fim de aumentar os níveis de segurança dos nossos servidores e sistemas, causando o menor impacto possível nas atividades administrativas e acadêmicas.

Recebemos também um ofício da ANDIFES com orientações técnicas e modelos de configurações em firewall, switches de rede e servidores Windows, que podem impedir ataques cibernéticos, semelhantes ao ocorrido o STJ. A DTI está analisando o documento a adaptando-o para a instituição.

Estamos empenhados para que nenhum sistema administrativo ou acadêmico seja interrompido ou desativado. As reuniões e aulas remotas, realizadas através do Google Meet, continuarão acontecendo normalmente.

Entretanto, aproveitamos este momento para alertar aos nossos usuários, que realizem algumas ações de segurança em suas estações de trabalho Windows, para nos ajudar a aumentar a segurança digital do nosso parque computacional.

Mantenha o seu sistema operacional sempre atualizado

Procurem sempre verificar se o Windows está com as últimas atualizações de segurança instaladas. Para isso, clique sobre o menu Iniciar -> Configurações. Em seguida clique sobre Atualização e Segurança.

Nesta janela, clique sobre o botão Verificar se há atualizações e aguarde o Windows Update realizar a busca por novas atualizações. Também nesta tela, se houver uma nova versão do Windows, ela será apresentada a você. Sempre que possível, faça também esta atualização.

Ative a proteção contra ransomware na Segurança do Windows

Esta opção está desativada por padrão, mas recomendamos fortemente que a ative. Para fazer isso, clique sobre o ícone de Segurança do Windows, localizado na Área de Notificação da Barra de Tarefas.

Na janela seguinte, clique sobre Proteção contra vírus e ameaças

Dentre as opções, procure por Proteção contra ransomware, e clique no link Gerenciar proteção contra ransomware.

Agora, basta ativar a opção Acesso a pastas controlas. Se abrir uma janela de confirmação, basta clicar sobre o botão Sim. Em seguida pode fechar a janela.

Mantenha o Firewall do Windows ativado

O firewall é uma ferramenta de segurança que poucos usuários dão o devido valor ou atenção, mas é fundamental deixá-lo ativado. Para saber se ele está ativado, volte a janela de Segurança do Windows, e verifique se a opção Firewall e proteção de rede, está ativa, de acordo com a imagem abaixo.

Mantenha a sua versão do Windows atualizada

Muitas pessoas ainda utilizam o Windows 7, cujo suporte oficial pela Microsoft se encerrou no dia 14 de janeiro de 2020. Com isso o Windows 7 parou de receber atualizações de segurança, ficando altamente exposto a ataques cibernéticos.

Nestes casos recomendamos a migração para o Windows 10, atual versão do sistema operacional da Microsoft. Entretanto para mais informações de qual tipo de licença adquirir, e se o seu atual computador suportará o novo sistema, pedimos que envie um e-mail para dti@ufv.br, a fim de sanarmos suas dúvidas.

Sempre existe também a possibilidade de migração para o Linux. Atualmente a DTI está adotando as distribuições Linux Mint e Ubuntu. Se houver interesse na migração, também deve enviar um e-mail para dti@ufv.br, onde nossos técnicos farão uma análise de impacto da migração e, se não houver nenhum impedimento técnico, instalaremos a melhor distribuição (Mint ou Ubuntu) na sua estação de trabalho.

Cuidados com o seu computador particular

Neste período que vários servidores estão trabalhando remotamente de suas casas, utilizando seus próprios computadores, os cuidados com a segurança digital também devem ser realizados.

Além das orientações de atualizar o sistema e ativar a proteção contra ransomware, realize varreduras manuais periódicas em seu equipamento, com o antivírus que você utiliza.

Utilize somente softwares originais

Programas piratas ou ilegais costumam utilizar os chamados “CRACKS”, que são programas maliciosos que “burlam” o sistema de verificação de licença do programa. Não é a toa que os “CRACKS” são detectados como pragas virtuais pelos principais antivírus do mercado, pois contém dentro deles, códigos maliciosos que podem abrir portas de acesso ao seu equipamento, deixando-o desprotegido e vulnerável.

Reforçamos a existência de alternativas totalmente gratuitas que supre a sua necessidade de utilizar um software pago. A DTI possuí uma página onde você pode se informar melhor das principais alternativas gratuitas, em relação aos seus correspondentes proprietários e pagos.

Lembramos que a utilização de software pirata é crime, segundo as Lei do Software (9609/1998), conjuntamente com a Lei dos Direitos Autorais (9610/1990), uma vez que a Lei dos Softwares equipara programa de computador com obras literárias.

Esperamos que estas dicas de uso possam te ajudar a utilizar seus computadores com mais segurança e tranquilidade. A DTI está fazendo a parte dela para deixar nosso parque computacional o mais seguro possível. E você? Está fazendo a sua parte?

Alerta de SPAM

Postado por Jean Alves de Oliveira em 22/out/2020 -

No dia 22 de outubro de 2020, usuários de nossas contas institucionais @ufv.br, nos procuraram a respeito da seguinte mensagem que receberam:

Este e-mail é FALSO. A DTI jamais solicita aos usuários do e-mail institucional informações como: senha, documentos ou qualquer informação sigilosa para atualização de cadastro, renovação de conta ou validação de conta.

Além disso, após a migração das contas para a plataforma G Suite da Google, todas as contas de e-mail possuem espaço de armazenamento ilimitado.

Pedimos que não responda esta mensagem, apague-a imediatamente e não clique em qualquer link.

Existem alguns pontos importantes que podem te ajudar a identificar quando uma mensagem é falsa, são eles:

  1. Nós da DTI jamais informaremos que sua conta de e-mail será desativada ou o espaço de armazenamento está no final. As contas institucionais, enquanto estiverem na plataforma G Suite, tem espaço ilimitado;
  2. Mensagem com termos comerciais (Assinante, Copyright, etc) não são empregadas pela DTI quando o assunto é correio eletrônico;
  3. Verifiquem se a mensagem possui erros ortográficos grosseiros, mesclando palavras em inglês com palavras em português;
  4. Jamais damos “prazos” para o usuário “atualizar” as informações de sua conta de e-mail;
  5. Não mandamos links do tipo “Clique Aqui” em mensagens sem o consentimento do usuário. Somente em casos onde o usuário requisite a troca ou lembrete de senha;
  6. Redação da mensagem informal. Trechos como “prezados colegas”, “muitas felicidades”, “um abraço a todos” não são utilizadas em informativos oficiais da DTI;
  7. Jamais solicitamos atualizações de informações sobre contas de e-mail.

Esperamos que estas informações te ajudem à identificar mensagens falsas. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato conosco.

Atenciosamente.

Comunicado sobre a indisponibilidade da internet no campus Viçosa

Postado por Jean Alves de Oliveira em 28/maio/2020 -

No dia 28 de maio de 2020, o campus Viçosa da UFV teve o serviço de Internet e Rede Institucional de Dados interrompido durante o período de 13 as 16 horas. O incidente foi ocasionado devido a um problema de rede no POP-MG (Ponto de presença de internet da RNP em Minas Gerais), localizado no campus da UFMG em Belo Horizonte. Ou seja, um problema externo à estrutura de rede de dados e comunicação do campus Viçosa.

Apesar disso, em nome da administração do POP-MG, pedimos desculpas se o incidente ocasionou algum prejuízo ou transtorno à comunidade acadêmica, principalmente neste período no qual a comunicação digital tem sido o principal meio para que as atividades realizadas na UFV não sejam totalmente paralisadas.

A DTI também vem reforçar à todos que qualquer manutenção na rede que possa impactar na continuidade das atividades acadêmicas, é previamente divulgada e alertada, através do site da DTI, no canal de comunicação institucional UFV em Rede e também no site da UFV (ufv.br), com toda a informação detalhada.

Estamos a disposição para maiores esclarecimentos, atenciosamente.
Diretoria de Tecnologia da Informação.

ALERTA PARA FALSA MENSAGEM DO FACEBOOK

Postado por Jean Alves de Oliveira em 11/maio/2020 -

Recentemente a DTI recebeu de alguns usuários das nossas contas de e-mail institucionais, dúvidas sobre uma mensagem que, supostamente, seria da famosa rede social Facebook. A mensagem é parecida com a imagem abaixo.

A DTI esclarece que esta é uma mensagem falsa, e caso você a receba, jamais clique em algum link, e em hipótese alguma responda esta mensagem. O procedimento correto é direcioná-la para a caixa de spam, pois assim, o Gmail “aprenderá” que caso chegue mais mensagens com este perfil, saberá que se trata de um spam e, automaticamente, encaminhará para a caixa de spam.

Contudo, há várias características de que esta mensagem se trata de um spam, que são as seguintes:

1. O Facebook jamais enviará mensagens de e-mail para seus usuários com links diretos para seus conteúdos (imagens, postagens, etc), muito menos informações sobre o denunciante, mesmo se você violar alguma diretriz da rede social. Estes problemas serão informados a você pelo próprio site do Facebook, através da sua conta.

2. Excesso de links apontam para uma tentativa de fraude, pois aumenta as chances do usuário clicar em algum deles.

3. Falta da identidade visual da empresa que, supostamente, enviou a mensagem. Mensagens falsas de empresas sempre possuem um ponto fraco: A falta de cuidado com a estética da mensagem. Possuem geralmente uma apresentação amadora e com vocabulário de baixo nível, além de falhas de pontuação, erros gramaticais e, em alguns casos, erros ortográficos.

A DTI espera que estas informações lhe ajudem a identificar mensagens falsas que cheguem em sua caixa de entrada.