Endereço

Departamento de Educação Física
Avenida P. H. Rolfs, s/nº
Campus Universitário
E-mail: des@ufv.br

Telefones: (31) 3612-5400 ; 3612-5401 ; 3612-5402

 

Núcleo de Pesquisas e Estudos em Futebol – NUPEF

Nupef

O Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (NUPEF) foi idealizado pelo Professor Dr. Israel Teoldo da Costa, teve o início das suas atividades em Agosto de 2010.

O objetivo do Núcleo é desenvolver pesquisas de ponta na área do Futebol e, por meio dos seus resultados, contribuir para a formação de jogadores mais inteligentes e criativos para o jogo. Além disto, o Núcleo tem como meta formar recursos humanos qualificados para trabalharem em diversos setores do Futebol.

Desde o início das suas atividades, o Núcleo já recebeu mais de 50 alunos de vários estados do Brasil, indicando que, apesar de estar em numa fase inicial,  tem uma proposta sólida e de interesse de abrangência nacional, advindo tanto da comunidade profissional, quanto da comunidade acadêmica.

Atualmente, o Núcleo está estruturado em três laboratórios: Laboratório de Cognição e Ação Esportiva; Laboratório de Psicologia do Esporte e Laboratório de Análise de Jogo.

O Laboratório de Cognição e Ação Esportiva tem recebido apoio da Secretaria do Estado de Esportes e da Juventude do Estado de Minas Gerais, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e conta com um dos mais modernos equipamentos de investigação na área da tomada de decisão, o Mobile Eye Tracking.

O Laboratório de Psicologia do Esporte recebeu apoio da Reitoria da UFV e está em fase final de implementação. Dentre os equipamentos disponíveis encontra-se o Mental Test and Training System (MTTS), que permite avaliar e treinar alguns processos cognitivos dos atletas.

Já o Laboratório de Análise de Jogo conta com o Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT) para desenvolver estudos que ajudem treinadores/professores a melhorar as sessões de treino e maximizar o desenvolvimento dos jogadores, especialmente, nas categorias de base.

Atualmente, o Núcleo vem desenvolvendo trabalhos científicos sobre a importância da cognição no desempenho tático e esportivo de jogadores e equipes. Nossos projetos têm sido desenvolvidos com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol e de vários clubes da 1ª, 2ª e 3ª divisão do Brasil. Estes apoios têm sido determinantes para a recepção da nossa equipe de investigação nos clubes e, como consequência, o estudo in loco das principais variáveis determinantes do rendimento esportivo. Outro ponto positivo advindo destes apoios trata-se do rápido retorno das investigações para as comissões técnicas e da aplicação prática e imediata dos seus resultados no dia-a-dia dos treinamentos.

Dentre as parcerias nacionais firmadas nestes primeiros meses de atividades, pode-se destacar os intercâmbios científicos com o Laboratório de Cognição e Ação Esportiva da UFMG, coordenado pelo Prof. Dr. Pablo Greco; com o Laboratório de Investigação em Neuropsicologia da UFMG, coordenado pelo Prof. Dr. Leandro Malloy; com o Laboratório de Psicologia do Esporte da UFMG, coordenado pelo Prof. Dr. Varley Teoldo da Costa; e com o Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte da UNICAMP, coordenado pelo Prof. Dr. Alcides José Scaglia. Além disto, o Núcleo participou de ações de formação relacionadas com o Futebol desenvolvidas pela Escola Brasileira de Futebol da Confederação Brasileira de Futebol, pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pela Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora e pela Escola de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco.

No cenário internacional o Núcleo possui parcerias acadêmico-científicas com o Gabinete de Futebol da Faculdade de Desporto da Universidade de Porto, coordenado pelo Prof. Dr. Júlio Garganta; com o Research Institute for Sport and Exercise Science (RISES) da Liverpool John Moores University (LJMU), coordenado pelo Prof. Dr. Mark Williams; e, mais recentemente, iniciou cooperação com o Prof. Dr. Markus Raab, responsável pelo Department of Performance Psychology do Instituto de Psicologia da Universidade de Colônia na Alemanha.

A expectativa para os próximos anos é que o Núcleo possa aumentar as suas parcerias acadêmico-científicas com as Instituições de Ensino Superior e obter apoio de mais Clubes de Futebol do Brasil e do Exterior para a realização de pesquisas. Como estes apoios projeta-se que mais estudos qualificados sejam desenvolvidos no âmbito do Futebol e que mais contribuições da ciência cheguem ao campo prático e ao dia-a-dia dos clubes (treinamentos e competição).


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress