Endereço

Departamento de Economia Rural
Avenida Purdue, s/nº, Campus Universitário
Edifício Edson Potsch Magalhães
36570.900 – Viçosa – MG – BR
Telefone: +55 (31) 3612-4312
E-mail: der@ufv.br
Facebook: Departamento de Economia Rural UFV

Estrutura Física

O espaço físico do Departamento de Economia Rural da UFV é adequado ao desenvolvimento de trabalhos de pesquisa nas suas diferentes etapas. Dois edifícios de dois pavimentos compõem a sede própria do DER, perfazendo, aproximadamente, 2.972 metros quadrados de área útil. O prédio principal, denominado edifício Prof. Edson Potsch Magalhães, possui 1.953 metros quadrados de área construída. Em seu andar térreo, funcionam as dependências da chefia/secretaria administrativa, uma sala de reuniões, um laboratório de informática (Lab. II), uma biblioteca setorial, um auditório com capacidade para acomodar 224 pessoas assentadas, um almoxarifado, dois sanitários e uma cantina. No andar superior estão instaladas 11 salas de aula, sendo que em cinco delas foram instalados data-shows permanentes, uma sala multimídia com capacidade para 60 pessoas assentadas, dotada de diversos recursos de aúdio e vídeo, outra sala de aula de menor tamanho, também com “quadro inteligente”, três gabinetes de estudo para estudantes de pós-graduação com microcomputadores ligados a rede internet, um laboratório de informática (Lab. III), uma sala para a Empresa Júnior do Curso de Cooperativismo – CAMPIC e uma sala para a Empresa Júnior do Curso de Agronegócio – AGREGAR.

No segundo prédio, denominado Anexo ao DER, com uma área de 1.019 metros quadrados, existem, no andar superior, 36 gabinetes individuais para professores, todos com microcomputadores ligados a rede internet e com impressoras individuais, dois sanitários e uma cantina. Em seu andar térreo, estão instaladas as dependências da secretaria executiva, uma sala para a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação (Economia Aplicada – mestrado e doutorado) e (Extensão Rural – mestrado e doutorado), uma sala para a Coordenação dos Cursos de Graduação (Cooperativismo e Agronegócio), um laboratório de informática (Lab. I), quatro gabinetes para técnicos, uma sala de reuniões, um gabinete de professor, dois sanitários e uma sala para o arquivo permanente.

O Departamento de Economia Rural dispõe também, em suas instalações, da biblioteca setorial “Prof. Fernando Rocha”, que representa os esforços do seu corpo docente de dotar os programas de pós-graduação de uma biblioteca especializada e atualizada.

Os recursos de informática são bons e têm sido constantemente atualizados. O Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa conta, hoje, com moderna infraestrutura de informática, hardwares e softwares à disposição de todo o corpo docente, discente e administrativo, com acesso direto à INTERNET e a outros serviços importantes, tais como Banco de Dados da Fundação Getúlio Vargas (projeto ARIES), Conjuntura Eletrônica e Banco de Dados do IBGE, Banco de Dados da FNP on line, portal de periódicos da CAPES, CMA Consultoria, por meio de assinatura de serviços da EMBRATEL. Além disso, disponibiliza o acesso ao acervo bibliográfico da UFV e aos mais sofisticados e importantes softwares de estatística, planilhas eletrônicas, editores de textos e serviços de consultas eletrônicas, com destaque para EVIEWS, STATA, STELLA, TSP, BETA, DELTA GRAPHICS, GAMS e SAS. O Departamento dispõe de cerca de 130 microcomputadores PC ou compatível, dez notebooks, dois scanners coloridos e um monocromático e 53 impressoras. Outros equipamentos disponíveis para atividades de pesquisa e ensino são aparelhos televisores com videocassete e DVD (duas unidades), projetor de alta resolução multimídia (onze unidades), filmadora (uma unidade), câmara fotográfica (uma unidade) e aparelho de videoconferência para transmissão de eventos (uma unidade). O DER dispõe ainda de 150 pontos de comunicação com a Rede Internet, com fibra ótica e acesso à rede de internet via WI-FI (rede sem fio/Wireless) no dois prédios.

Vale destacar que  a Biblioteca Central da UFV encontra-se instalada em uma edificação moderna a menos de 100 m de distância do DER, ocupando uma área de 12.816 metros quadrados, com 1.296 lugares de estudo e 66 terminais IBM. A Biblioteca Central possui, atualmente, mais de 141.250 livros (número de exemplares), 6.387 periódicos (número total de títulos), com 752 números de assinaturas correntes (compra), mais de 18.955 teses, 43.970 publicações seriadas, 10.540 separatas, 4.448 relatórios, 5.308 folhetos, 2.902 recortes de jornais, 3.121 microfichas, 110 microfilmes, 326 videotapes, 200 obras raras, 478 outros materiais especiais e 2.500 exemplares em braile.


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress